Administrador / [email protected]
Publicado em 19 de abril de 2024 às 09:21
Os caldos e cremes veganos são escolhas excepcionais para consumir durante os dias frios, proporcionando tanto conforto quanto nutrição.
Repletas de ingredientes naturais à base de vegetais, essas deliciosas opções são ricas em sabor e textura, tornando-se uma fonte calorosa de prazer para o paladar.
A seguir, confira como preparar algumas receitas de caldos e cremes sem ingredientes de origem animal!
Em uma panela, coloque o inhame, cubra-o com água e leve ao fogo médio. Cozinhe até que ele fique macio. Em seguida, acrescente a ervilha e cozinhe até que ela também fique macia. No liquidificador, coloque o inhame, a ervilha, 1/2 xícara de chá da água do cozimento, a hortelã, a pimenta-do-reino, o azeite e o sal. Bata até obter um creme liso. Volte o creme para a panela e aqueça em fogo médio. Sirva em seguida.
Deixe o feijão de molho em um recipiente com água por 12 horas. Depois, escorra e lave em água corrente. Em uma panela de pressão, cubra o feijão com água e acrescente as folhas de louro e os tomates. Cozinhe por aproximadamente 25 minutos após o início da pressão. Depois, bata no liquidificador o feijão e o caldo até ficar homogêneo.
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue o alho e a cebola. Coloque o caldo de feijão de volta na panela, acrescente o refogado de alho e cebola e mexa. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe ferver por 5 minutos em fogo médio. Desligue o fogo, acrescente as folhas de espinafre e abafe a panela com a tampa. Sirva em seguida.
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Acrescente a água, o inhame, a cenoura, o alho-poró, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe até que a cenoura e o inhame fiquem macios e reserve. Em outra panela, aqueça o azeite em fogo médio, refogue os cogumelos e tempere com sal.
Em um liquidificador, coloque os cogumelos refogados e os vegetais cozidos e bata até obter um creme homogêneo. Em uma panela, aqueça o creme e sirva em seguida. Dica: decore o creme com cogumelos Portobello refogados.
Em uma panela antiaderente, refogue o alho e a cebola em fogo médio. Acrescente os floretes de brócolis, 700 ml de água e sal. Cozinhe até ficar macio e reserve juntamente com a água. No liquidificador, bata 300 ml de água com a castanha-do-pará até formar um leite, coe e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e toste um pouco a farinha de aveia.
Adicione aos poucos o leite de castanha-do-pará, mexendo bem para não empelotar. Acrescente uma pitada de sal e continue mexendo até engrossar. No liquidificador, coloque o creme de aveia, os floretes de brócolis e a água do cozimento. Bata até formar um creme homogêneo. Volte o creme para a panela e aqueça em fogo médio. Sirva em seguida.
Na panela de pressão, aqueça o azeite em fogo médio e refogue o alho-poró até ficar macio. Adicione o caldo de legumes e a batata, tampe a panela e cozinhe por sete minutos após iniciar a pressão. Após a panela liberar a pressão, amasse os pedaços restantes de batata.
Ajuste o sal, tempere com pimenta-do-reino a gosto e deixe ferver por mais alguns minutos, com a panela destampada, até adquirir a consistência desejada. Sirva em seguida.
Veja outras dicas saborosas em leia.ag/receitas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta