Administrador / [email protected]
Publicado em 12 de junho de 2024 às 11:00
É perfeitamente possível preparar e desfrutar de caldos leves durante as festas juninas. Embora essa celebração seja conhecida por pratos tradicionais calóricos e saborosos, é importante lembrar que dá para adaptar as receitas para opções mais saudáveis.
Os caldos podem ser feitos com legumes frescos que proporcionam uma refeição nutritiva, rica em fibras e vitaminas, sem comprometer o sabor. Por isso, confira como preparar algumas opções!
Em uma panela, coloque o inhame, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficar macio. Desligue o fogo, espere esfriar, transfira o inhame com a água para um liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola, o alho e os grãos de milho-verde e doure. Desligue o fogo e reserve parte do milho-verde.
Em seguida, acrescente o caldo de inhame à panela e tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao fogo médio para cozinhar por 10 minutos. Se achar que está grosso, acrescente um pouco mais de água. Desligue o fogo, coloque o caldo em um recipiente e sirva com o milho-verde reservado e o tomilho.
Em uma panela, coloque a abóbora, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficar macia. Desligue o fogo, espere esfriar, transfira a abóbora com a água para um liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e refogue até dourar.
Acrescente o frango e refogue por 3 minutos. Junte a abóbora batida e tempere com sal e pimenta-do-reino. Ferva por 5 minutos e sirva em seguida com o coentro.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Desligue o fogo, espere esfriar e transfira a mistura para um liquidificador. Acrescente o restante dos ingredientes e bata até obter uma consistência homogênea. Disponha a mistura novamente na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Acrescente o alho e a cebola e refogue até dourar. Adicione o feijão-preto, a água do cozimento, a pimenta-do-reino e o sal e cozinhe até engrossar. Desligue o fogo, espere esfriar, transfira para um liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Disponha a mistura novamente na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Desligue o fogo, finalize com a cebolinha e sirva em seguida.
Em um liquidificador, coloque o milho-verde e a água do cozimento e bata por 2 minutos, sem desmanchar completamente os grãos. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente o gengibre, o milho-verde batido e cozinhe até engrossar. Desligue o fogo, tempere com o sal e a noz-moscada e sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque o feijão-branco, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Depois, escorra os grãos, lave em água corrente e coloque em uma panela de pressão. Cubra com água e adicione as folhas de louro e os tomates. Tampe e leve ao fogo médio para cozinhar por 25 minutos, após pegar pressão. Desligue o fogo, aguarde a pressão sair e abra a panela. Transfira o feijão-branco com o caldo para o liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Reserve.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente a mistura de feijão-branco e mexa para incorporar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e ferva por 5 minutos. Desligue o fogo, junte as folhas de espinafre e abafe a panela. Sirva em seguida.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta