Vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais são produzidos de forma sustentável. Crédito: Shutterstock
O mercado de produtos orgânicos, veganos e naturais está em evidência e cresce a cada dia. No mundo vinícola não é diferente: os vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos, elaborados de maneira mais sustentável e com menor intervenção química do que os convencionais, estão em evidência no universo da bebida.
No vídeo abaixo, explico as características e as diferenças entre esses tipos de vinho. Assista:
VINHOS ORGÂNICOS
Os vinhos orgânicos são produzidos a partir de uvas cultivadas sem o uso de pesticidas sintéticos ou fertilizantes químicos. Normalmente, são utilizados no cultivo fertilizantes orgânicos e compostos naturais. A produção deve seguir as normas agrícolas de cada país para o receber o selo de produto orgânico. São uma boa opção para quem busca produtos mais naturais e sustentáveis.
VINHOS VEGANOS
Os veganos, por sua vez, são vinhos produzidos sem o uso de insumos de origem animal em qualquer fase do processo de vinificação. Isso significa que componentes como clarificantes à base de gelatina e de ovos, comumente utilizados na fabricação da bebida, não podem estar presentes na composição. Em vez disso, os produtores de vinhos veganos recorrem a métodos alternativos de clarificação, como o uso de argila, por exemplo, para que possam atender à crescente demanda desse mercado.
VINHOS BIODINÂMICOS
Os vinhos biodinâmicos são elaborados seguindo os princípios da agricultura biodinâmica, que é uma abordagem agrícola holística e autossustentável. Essa prática vai além do cultivo orgânico e leva em conta até aspectos espirituais e cósmicos, como a observação dos ciclos lunares e a promoção da biodiversidade. Nesse sistema, vinhas são cultivadas de forma integrada com o ambiente, com foco na saúde do solo e no equilíbrio natural.
VINHOS NATURAIS
Já os vinhos naturais são feitos com uvas cultivadas de forma orgânica ou biodinâmica, mas diferem dos vinhos orgânicos no processo de vinificação. Os naturais e biodinâmicos são produzidos somente com as leveduras da própria uva e do ambiente, com a menor interferência possível do viticultor. Isso resulta em vinhos que expressam melhor as características da uva e do terroir de onde vieram. Lembrando que, como os vinhos naturais não têm uma regulamentação oficial para o uso do nome, podem variar bastante quanto a estabilidade e sabor.
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível