Publicado em 26 de março de 2025 às 19:37
As pomadas modeladoras são ótimas escolhas para quem busca praticidade e controle nos penteados. Seja para um visual despojado, sofisticado ou aquele efeito “acordei assim”, esses produtos de estilização são verdadeiros aliados na produção dos mais variados looks.
No entanto, é fundamental estar atento às atualizações regulatórias para garantir o uso seguro. Em setembro de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu novos critérios para a regularização desse tipo de produto no país.
Por isso, na hora de eleger seu mais novo e queridinho produto de styling , verifique a composição e opte por produtos de qualidade — e, claro, aprovados pela Anvisa. “Mantenha seu estilo, mas sem riscos para a sua saúde e de seus cabelos”, aconselha a cabeleireira e terapeuta capilar Vanessa Espi, expert Cless Cosméticos.
Quando o assunto é estilização, as pomadas modeladoras seguem ganhando cada vez mais espaço nas penteadeiras. Isso porque, segundo Vanessa Espi, esses produtos são versáteis e fáceis de aplicar. “Elas permitem inúmeras possibilidades de efeito e acabamento, e também se adequam a todos os tipos de cabelo e estilo, seja em penteados masculinos ou femininos”, afirma.
Diferentemente do gel e da cera, as pomadas possuem uma textura mais maleável e não endurecem os fios. “As pomadas proporcionam fixação flexível , permitindo remodelar o cabelo ao longo do dia. Além disso, existem versões com poder de fixação que varia de leve a forte, e acabamentos diversos, como efeito mate e brilho intenso, atendendo a diferentes estilos e necessidades”, esclarece Vanessa Espi.
Vanessa Espi destaca as melhores opções de acordo com o tipo de fio e o efeito desejado:
Para obter o máximo do produto, é fundamental saber aplicá-lo corretamente. “A quantidade deve variar conforme o comprimento dos fios e o resultado desejado, mas comece sempre com uma pequena porção — cerca do tamanho de uma moeda”, explica Vanessa Espi. Algumas orientações extras da especialista incluem:
Por fim, Vanessa Espi reforça o mantra “menos é mais”. “Exagerar na quantidade pode deixar o cabelo pesado, oleoso ou com aspecto endurecido. O ideal é aplicar aos poucos, começando do meio para as pontas e, se necessário, adicionar mais produto gradualmente”, finaliza.
Por Denyze Moreira
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta