Redes Sociais

Autobronzeadores: o que é e como usar o produto no verão

Os cremes garantem um corpo dourado e não causam danos à saúde. A exposição e os riscos são maiores quando o objetivo é obter o bronzeado a curto prazo e essa prática não é recomendada

Publicado em 24 de dezembro de 2021 às 08:00

Mulher com pele bronzeada
Para intensificar a cor de forma saudável aposte em autobronzeadores em dias intercalados Crédito: Freepik

O verão também é conhecido como a temporada dos corpos bronzeados. E para ficar com a 'cor dourada' não é preciso torrar no sol, virando de lado para garantir uma cor uniforme. Quem é branquinho e não quer correr o risco de ficar vermelho ou quem não quer fazer feio e chegar na praia com "cor de palmito" pode lançar mão dos autobronzeadores.

As fórmulas dos produtos estão disponíveis com fator de proteção, em creme, gel e spray. A dermatologista Giane Giro Teixeira explica que o bronzeado é uma resposta da pele a agressão provocada pela luz solar. Os raios ultravioleta danificam o DNA e o nosso organismo produz a melanina como um mecanismo de proteção.

"Não existe bronzeado saudável, ele é sempre uma resposta ao dano produzido nas células pela radiação solar. Uma maneira mais segura de ter a cor do verão é usar os autobronzeadores. Esses produtos são a base de dihidroxiacetona, uma substância que reage com a queratina, pigmentando a camada mais externa da pele. Eles não aumentam a produção da melanina e não lesam as células", explica. 

É importante lembrar que os autobronzeadores são produtos aplicados na pele e não tem relação com o bronzeamento artificial. "As câmaras de bronzeamento utilizam uma fonte que emite a luz UV e trazem mais riscos a pele que a luz solar. Elas são proibidas no Brasil", ressalta a dermatologista

"O cuidado mais importante é usar o protetor solar no mínimo FPS 30, para evitar as queimaduras solares e minimizar os danos provocados pela radiação ultravioleta. O uso do filtro irá permitir um bronzeado a longo prazo, já que ele não tem proteção de 100% dos raios solares, mas irá evitar as queimaduras, a descamação e deixar a pele mais saudável"

A médica explica que o horário da exposição sol também é importante: entre as 10h e 16h existe maior incidência da radiação solar, então o ideal é evitar a exposição direta ao sol neste intervalo. "Além disso, a alimentação com alimentos ricos em betacaroteno e outros antioxidantes reduz o dano provocado pelos radicais livres produzidos na pele pela radiação ultravioleta, deixando o bronzeado mais bonito", conta Giane Giro. 

FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR

A dermatologista Renata Bortolini conta que a pele fica mais bonita quando bebemos água e nos alimentamos bem. Frutas e legumes alaranjados são ricos em betacaroteno, pigmento que se deposita na pele ajudando a evidenciar o bronze.

"Dias antes da exposição solar, esfolie a pele e, quando for se expor, escolha os horários com menor intensidade de radiação ultravioleta. Também use filtro solar, sugiro com fator mais alto em joelhos e cotovelos, e hidrate a pele com cremes diariamente. Para intensificar a cor de forma saudável aposte em autobronzeadores em dias intercalados". 

A médica conta que o recomendado é procurar por produtos que vêm com fator de proteção solar associado (FPS). "É importante lembrar que, no Brasil, o FPS mínimo é de 30. Já pessoas de pele e olhos claros precisam de fator de proteção mais alto e mais cuidados ao sol, a melanina funciona como uma proteção contra a radiação ultravioleta, o que não dispensa os cuidados ao sol para quem tem pele morena também", ressalta Renata Bortolini.

"Para evitar descascar a pele, o principal cuidado é se expor ao sol com responsabilidade. Use e reaplique o filtro solar, beba água e abuse dos hidratantes pós-sol"

PÓS-PRAIA

Os cuidados no pós-praia também são importantes. A hidratação da pele é fundamental para mantê-la saudável, reduzir a descamação e as manchas mais claras que, às vezes, surgem quando o bronzeado vai perdendo a cor. "Os cuidados no banho também são importantes: opte pelos mais frios, evitando o uso de buchas e excesso de sabões. Gosto muito de indicar os sabonetes com tecnologia syndet ou os óleos de banho para a limpeza da pele. Após o banho, ainda com a pele úmida, o hidratante deve ser aplicado em todo o corpo", diz Giane Giro.

Agora que vocês sabem das dicas preciosas, nada de querer ter a pele bronzeada em apenas um dia. "O bronzeamento provocado pela radiação UVA aparece em até 24 horas após a exposição ao sol. Mas a exposição e os riscos são maiores quando o objetivo é obter o bronzeado a curto prazo e essa prática não é recomendada", ressalta Giane Giro. 

CONFIRA 07 PRODUTOS PARA BRONZEAR A PELE

Vitrine de autobronzeadores
Seleção de produtos para usar para bronzear a pele com proteção Crédito: Divulgação/ Arte: Guilherme Sillva

  1. Nivea Sun Protect & Bronze. O produto em spray é super fácil de aplicar e deixa uma sensação refrescante na pele. A fórmula tem ativo pro-melanina e alta proteção imediata FPS 30.

  2. Autobronzeador Hidratante Gel Acetinado, da Eau Thermale Avène. Proporciona um bronzeado radiante, gradual e natural. Adequado para pele sensível, deixa a pele macia e delicadamente perfumada. Sua fórmula com uma textura dourada, leve e líquida, hidrata a pele. 

  3. Óleo Bronzeador FPS 6 Cenoura e Bronze. Protege contra a vermelhidão, ardência e rugas causadas pela exposição solar. Além disso, causa na pele um efeito luminoso e é enriquecido com Óleo de Cenoura e Vitamina E, contribuindo de forma benéfica para a saúde da sua pele.

  4. Endless Summer, da Be Plus Natural Care. O Óleo Acelerador do Bronzeado Natural e Vegano é ultra hidratante, que possui propriedades que ajudam a bronzear e ainda a manter o bronzeado por mais tempo na pele.

  5. Autobronzeador Cuide-se Bem Solar, de O Boticário. Ideal para ter o efeito bronzeado. Com sua nova fórmula, mais leve e com uma fragrância feita especialmente para a linha, ele deixa a pele com um delicioso toque sem deixa-la pegajosa. 

  6. Bio Bronze Natural Glow, da Adcos. Proporciona aspecto bronzeado natural à pele sem a necessidade da exposição ao sol. A combinação de ativos deste autobronzeador permite obter um bronzeamento natural e homogêneo e sua coloração é proporcional ao número de aplicações, durando de 2 a 6 dias. 

  7. Bronze Splendor Protetor Solar e Bronzeador Corporal, de Eudora. Com Vitamina E e Extrato de Cenoura, o produto possui fórmula que previne o envelhecimento solar e ajuda a manter o bronzeado. Oferece proteção solar e bronzeado uniforme, tem rápida absorção e toque seco. 

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação