Administrador / [email protected]
Publicado em 25 de maio de 2023 às 11:03
O cabelo crespo tem características específicas, como curvatura e textura. E as marcas cada vez mais lançam produtos com a finalidade de manter os fios sempre bonitos, nutridos e bem cuidados. A cabeleireira Zica Assis, fundadora do Instituto Beleza Natural, explica que os cabelos crespos, de forma geral, tem anéis bem fechados, são frisados e mistos, mais delicados e sensíveis a danos.
"Têm espessura variável, com fios grossos perto da raiz que vão se afinando e podem ficar bem finos, frágeis e quebradiços ao longo do comprimento. Precisam de uma distribuição uniforme da oleosidade para alinhamento da fibra e ter facilidade para pentear. A principal diferença entre os crespos e cacheados é a curvatura ou grau de ondulação (tecnicamente chamada de curva elíptica). Em geral, cabelos cacheados possuem média curvatura ou curvatura mediana e cabelos crespos possuem curvatura acentuada", explica Zica Assis.
De uma forma geral, os cabelos são divididos em quatro grupos: tipo 1 (liso), tipo 2 (ondulado), tipo 3 (cacheado) e tipo 4 (crespo). E o cabelo crespo é representado pela numeração 4 e pode ser classificado em três subcategorias, o 4A, 4B e o 4C. É comum a pessoa ter vários tipos de fio. Veja as características.
Cabelos crespos, de uma forma geral, em virtude da sua curvatura acentuada e da fragilidade do fio, precisam de cuidados específicos, de uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução. "Isso acontece porque o formato em espiral dificulta que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas. Mesmo na raiz, a oleosidade natural tem mais dificuldade de se dispersar. Por isso, é fundamental que a crespa siga uma rotina de cuidados com lavagem, condicionamento, hidratação e creme de pentear, de duas a três vezes por semana, com os produtos ideais para o seu tipo de fio, com fórmulas ricas em óleos vegetais, como rícino e coco", explica Zica Assis.
A especialista explica que o cabelo crespo precisa não só de hidratação, mas também de nutrição e reconstrução. "Para repor totalmente as necessidades do fio crespo, recomendo que seja adotado um cronograma capilar, uma rotina de tratamento feita para que haja um ciclo completo de reposição das necessidades do fio. Essas etapas são divididas em reconstrução, nutrição e hidratação. A reconstrução consiste na reposição de proteínas, a nutrição é uma reposição lipídica, ou seja, da oleosidade dos fios e a hidratação repõe toda a água perdida. Os cabelos cacheados e crespos necessitam mais da reposição desses nutrientes", diz Zica Assis.
A terapeuta capilar Paula Breder diz que, entre os cuidados, é preciso evitar xampus adstringentes, com sulfato. "Evite lavar o cabelo com ativos detergentes. Isso pode retirar os óleos naturais essenciais e causar ressecamento. Opte por xampus suaves e sem sulfatos, que limpam delicadamente o couro cabeludo sem comprometer a hidratação. Couro cabeludo tem necessidades diferentes dos fios. Use um xampu cremoso, suave, sem sulfato nos fios".
Também é importante escolher produtos ricos em ingredientes hidratantes, como óleo de coco e murumuru. "Aplique apenas na haste capilar. Desembarace com pente de dentes largos ou com os próprios dedos. Nunca penteie o cabelo seco e use água fria para fechar a cutícula", diz Paula Breder.
Já para a hidratação, a profissional orienta o uso de produtos tricológicos (alta concentração de ativos), usando mel puro de abelhas, além do uso de touca elétrica por 15 minutos e nunca esquecer os óleos vegetais.
Outra dica é dormir com uma touca ou fronha de cetim para evitar o atrito e a quebra dos fios durante a noite. "Esses materiais ajudam a preservar a hidratação e a definição dos cachos, além de reduzir o frizz e a formação de nós", diz Paula Breder.
A tricologista reforça que não procede a informação de que o cabelo crespo não deve ser lavado todo dia. "O couro cabeludo da pessoa lisa e crespa tem a mesma estrutura e necessidade, couro cabeludo é pele. Quando ficamos mais que 24 horas sem tomar banho, nosso corpo é acometido por prurido e um desconforto enorme. E, o mesmo acontece quando não higienizamos o cabelo. Higienização adequada, com ativos certos, tornam a microbiota do couro cabeludo um ambiente propício para o desenvolvimento de um cabelo saudável e bonito", diz Paula Breder.
Já Zica Assis diz que a higienização com xampu é fundamental para retirar todos os resíduos que se acumulam nos fios e no couro cabeludo ao longo dos dias. "Porém, é importante dizer que os fios crespos só devem ser lavados duas vezes por semana. Eles têm uma forma espiral em que a oleosidade fica concentrada na raiz e tem dificuldade em se distribuir ao longo do fio. Assim, se lavarmos em excesso, o cabelo pode ficar mais ressecado".
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta