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Corrida vira tendência no ES e marcas investem em estilo e roupas especiais

Roupas com bolsos estratégicos, tecidos tecnológicos e funcionalidade conquistam corredores no Espírito Santo

Liege Vervloet

Estagiária / hz@redegazeta.com.br

Publicado em 16 de fevereiro de 2025 às 08:00

Marca capixaba 'AHVIC' aposta em peças exclusivas para corredores
Marca capixaba AHVIC aposta em peças exclusivas para corredores Crédito: Leonardo Gurgel

Mais do que uma tendência, a corrida de rua virou um verdadeiro lifestyle. Seja pra manter a saúde em dia, aliviar o estresse ou pelo simples prazer de se movimentar, correr tem sido a escolha de muitos capixabas, e claro, a moda não ficou de fora dessa. Agora, além de tênis e suplementos específicos, peças fitness desenvolvidas para corredores também entraram no jogo.

A busca por roupas funcionais e estilosas fez com que a marca capixaba AHVIC entrasse na tendência e lançasse uma linha pensada para corredores. "Eu sempre amei atividade física, mas nunca achava um short que não ficasse subindo ou que tivesse bolsos para carregar tudo o que eu precisava. Foi aí que decidimos criar um modelo funcional de verdade”, conta Tainah Farias, fundadora da marca. O resultado disso? O conjunto My Run, que virou um sucesso e hoje é o queridinho da loja.

Com várias modelagens e cores, as peças unem conforto e funcionalidade
Com várias modelagens e cores, as peças unem conforto e funcionalidade Crédito: Leonardo Gurgel

A funcionalidade é um dos pilares da AHVIC para garantir o melhor desempenho na corrida. As peças contam com modelagens que garantem sustentação, tecidos respiráveis e bolsos estratégicos, permitindo que os corredores levem tudo o que precisam: celular, gel de energia, fone de ouvido e até chave. Além disso, o design foi pensado para evitar que os shorts subam durante a corrida.

"A gente faz várias peças piloto e testa em treinos de 5 km, 10 km e até meias maratonas pra garantir que cada detalhe esteja perfeito. Acho que a palavra-chave, quando a gente vai criar qualquer peça é: ela vai ser funcional, ela vai se adequar a vários tipos de corpos", revela.

"Equilibramos o desempenho e conforto com muitos testes. Escolhemos um tecido que seja tecnológico, que traga respirabilidade, e a corrida pede uma peça com maior sustentação, com mais compressão, mas nada exagerado - o segredo está no equilíbrio"

Tainah Farias

OS PRÓXIMOS PASSOS DA MARCA

Depois do 'boom' da corrida, a AHVIC já tem novos planos no radar. Em breve, a marca promete lançar uma coleção voltada para o triatlo, trazendo a mesma proposta de funcionalidade e tecnologia, mas agora pensando também em quem pedala e nada.

Independente da idade, se é atleta profissional ou não, está mais do que na moda se movimentar e cuidar do bem-estar. E com inovação e atenção às necessidades de cada pessoa, as marcas capixabas mostram que o esporte e a moda podem – e devem – caminhar juntos.

ÓCULOS DE PERFORMANCE

Além das roupas funcionais, os acessórios também entraram na tendência. Os óculos de performance - conhecidos como 'baixa pace'- ganharam força entre os atletas. No ES, as Óticas Paris acompanham de perto essa demanda crescente. Segundo a diretora executiva Ana Luiza Azevedo, as vendas desse tipo de produto tiveram um aumento expressivo nos últimos meses.

 "Os corredores procuram óculos que ofereçam proteção, conforto e estilo, e isso impulsionou marcas a investirem ainda mais nesse segmento", destaca. Entre os principais modelos, a Oakley, referência em esportes, ampliou sua linha com modelos que unem tecnologia e moda, enquanto marcas renomadas, como Versace, também apostam em designs esportivos inspirados nos óculos 'máscara'."

"VOANDO" NA MODA MASCULINA

Marca capixaba Miles Athletic aposta em moda masculina
Marca capixaba Miles Athletic aposta em moda masculina Crédito: Instagram/@miles.athletic

Outra marca capixaba que vem se destacando no universo da corrida é a Miles Athletic, criada por Pedro Louzada. A marca nasceu da vontade de unir duas paixões do fundador: a corrida e a criatividade. O diferencial da Miles está na fusão entre performance e identidade visual com estampas marcantes e uma comunicação autêntica, algo que Pedro sentia faltar em marcas menores do mercado.

Mais do que peças funcionais, a Miles busca criar uma conexão emocional com os corredores. “Não quero que as pessoas comprem os produtos da Miles apenas por serem funcionais ou bonitos, quero que elas comprem porque a marca desperta algo dentro delas”, explica Pedro. A proposta da marca vai além do vestuário, apostando em design, narrativas e estética envolvente para fidelizar sua comunidade de corredores.

Marca capixaba une corrida, estética e criatividade
Marca capixaba une corrida, estética e criatividade Crédito: Instagram/@miles.athletic

Meu objetivo é envolver as pessoas através das estampas, das fotografias, dos vídeos, das narrativas e da linguagem. Isso que gera encantamento e fidelidade

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