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Publicado em 27 de outubro de 2021 às 13:36
O Espírito Santo concentra hoje grandes empresas especializadas no universo da beleza, que crescem a cada dia e conquistam não só o público local, mas o Brasil e até o mundo. Elas disputam espaço na prateleira com grandes marcas de renome internacional.
Assumindo o compromisso com a natureza, as marcas capixabas surfam na onda da sustentabilidade e criam produtos sem tantos químicos na composição ou fontes animais. Assim, elas ajudam a mulher a cuidar do visual, ao mesmo tempo que promove um tipo de consumo consciente.
A Concha e Folha é um desses exemplos. A marca de skincare holístico tem como proposta unir beleza e bem-estar. "Nossos produtos não são apenas cosméticos mas também um lembrete dos pilares para uma vida mais saudável, feliz e conectada: que é, por exemplo, cuidar do corpo, da mente e da alma", conta a empresária Mariana Reis de Almeida.
Em 2017, Mariana pediu demissão de um trabalho corporativo em São Paulo para fazer um mochilão pela América do Sul. Ela tinha guardada a vontade de voltar a morar em Vila Velha e empreender em um negócio que refletisse os seus valores e visão de mundo. Foi voltar para o Espírito Santo e o negócio deu match.
"Durante o mochilão, tive contato com o movimento da beleza natural e dos cosméticos naturais e veganos e me apaixonei. Para mim, esse nicho une a busca por uma vida mais saudável com uma visão de mundo mais conectada que se preocupa com a sustentabilidade e bem-estar dos seres vivos", conta.
Todos os produtos são formulados com ingredientes naturais, sintéticos seguros, óleos essenciais e livre de ingredientes de origem animal ou crueldade.
A marca que possui 17 produtos de skincare facial, corporal e itens de aromaterapia e bem-estar nasceu no universo digital. "Usamos os nossos canais para ouvir os clientes e também comunicar as mudanças, as novidades e qualquer assunto pertinente ao universo da marca".
O sucesso é tanto que a venda também acontece em outros marketplaces conhecidos. "Foi incrível receber o contato da Amaro e também fizemos duas campanhas com a Westwing", conta.
É Mariana que desenvolve todos os produtos. Em 2021, o grande lançamento foi o Oásis Pillow Mist. A manteiga corporal é um dos produtos mais vendidos desde o início da marca. "Acredito que criamos um produto com um sensorial muito especial. A combinação da textura e do aroma geralmente é recebida com um sorriso.", conta ela, que até o final do ano vai lançar uma linha de óleos puros com várias opções de óleos vegetais como jojoba e óleos essenciais como lavanda e laranja.
Outra que está em ascenção é a marca de esmaltes Clous. E o grande diferencial é a secagem super-rápida, a longa duração e o extra brilho já na fórmula. Tudo para facilitar o dia a dia das mulheres.
"Por quase 3 anos, pesquisei e estudei fórmulas de esmaltes nacionais e internacionais, com o intuito de entender principalmente o 'problema' da secagem que tanto me afligia. Também estudei sobre regulação de esmalte, importação, fui me aprofundando no mercado, pois queria entender um pouco sobre todas as etapas e possibilidades, mas nada muito intencional. Quando me dei conta eu já estava muito envolvida com todo o mercado de unhas. No início da pandemia do coronavírus, lancei a minha marca", conta a avogada Daniela Venâncio.
Os esmaltes - veganos e não testados em animais - chegam em 20 cores clássicas e atemporais. E elas não têm nome, são números. "Elas serão as cores fixas da marca, portanto, são as que atendem desde as pessoas clássicas as mais fashionistas", conta Dani.
A empresária conta que a Clous une tecnologia com responsabilidade socioambiental. "Também preocupamos com o impacto da marca na comunidade em que ela está inserida. Somos atentos a saúde das manicures, que tem o esmalte como ferramenta de trabalho", comenta.
O lançamento do ano é a base incolor. "Nossos clientes sentiam falta de uma base que acompanhasse a secagem rápida e a qualidade dos nossos esmaltes. Vamos lançar também novas cores para o verão", conta Daniela Venâncio.
Após trabalhar oito anos em um laboratório, a biocosmectóloga Denize Nascimento decidiu criar a Nativa Eco-Cosméticos. No início, com uma bacia e uma colher, ela misturava os ativos 100% brasileiros como o pequi, a manteiga de murumuru e de tucumã e testava no próprio cabelo. “Os produtos são voltados para a crespa e cacheada, já que sempre tive dificuldade de encontrar produtos pro meu próprio cabelo. Acabei criando uma fórmula e fui testando em mim, nas minhas irmãs e primas. Deu muito errado para dar certo e hoje as fórmulas são um sucesso”, conta com orgulho.
Ela conta que a proposta é levar produtos naturais e eficientes, que não causem prejuízos ao meio ambiente e nem a saúde das pessoas. "Minha preocupação vem desde onde retiramos a matéria-prima, quem são as pessoas que plantam e colhem os ingredientes e se estende até a produção de nossas embalagens que são feitas através da reciclagem de materiais coletados do meio ambiente ou produzidas de materiais biodegradáveis", conta a capixaba.
São 51 produtos disponíveis para o consumidor final e mais 10 de venda exclusiva para profissionais da área da beleza. "A marca começou no o e-comerce onde vendemos produtos para todo Brasil. E em dezembro de 2020 inauguramos nossa primeira loja física num shopping da Serra", relata.
Bióloga com especializações na área da Cosmética Natural, Denize estuda cada matéria-prima e tem o foco na botânica brasileira. Nas suas criações ela usa urucum, jambu, tucumã, bacuri, ucuuba e outros produtos das matas brasileiras. O xampu em barra é o queridinho das clientes, pela praticidade e economia que ele proporciona. "Este ano teremos um lançamento para as crespas e cacheadas que assim como eu, gostam de usar tranças. Será um produto de tratamento rico em vitaminas e outros nutrientes para nossos cabelos", finaliza sem entregar o segredo.
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