Administrador / [email protected]
Publicado em 9 de junho de 2022 às 15:22
Na última semana, dermatologistas de várias partes do mundo se reuniram para conhecer resultados de experimentos, novas substâncias e tendências que vão nortear a área no mundo todo. Sediado em Paris, o International Master Course on Aging Science (IMCAS) trouxe os principais temas da ciência do envelhecimento.
O evento mostrou trabalhos importantes na área dos preenchedores, sobre a associação de tecnologias aos injetáveis, além de apresentar uma nova toxina botulínica. O que foi apresentado promete ajudar nos tratamentos de problemas que mexem com a autoestima de homens e mulheres. Dermatologistas capixabas, que estiveram no evento, antecipam as novidades.
A dermatologista Isabella Redighieri conta que o foco do evento é o tratamento e a prevenção do envelhecimento facial e corporal. "Nele acontece a apresentação de trabalhos e experiências de profissionais referência no assunto, lançamento de novos protocolos, e apresentação e lançamento das tecnologias mais modernas".
De acordo com a médica, os lasers e o ultrassom microfocado continuam liderando as tecnologias. "A associação de tratamentos e máquinas se mostraram superiores em termos de resultados. Há uma tendência crescente em tratar várias camadas da pele e do músculo ao mesmo tempo. Por isso, a importância da associação de tecnologias. As plataformas de lasers que nos permitem usar várias ponteiras na mesma sessão estão em alta, e o mais importante, é que não deixam marcas fortes na pele como antigamente. São os tratamentos chamados 4D, 5D e 6D", explica.
No encontro, também foi discutido a importância da associação de tecnologias com os bioestimuladores injetáveis para um rejuvenescimento natural e a longo prazo. "A associação dos dois tratamentos potencializam em mais de seis vezes a produção de colágeno. Novos fios de PDO, inclusive líquido, estão para chegar ao mercado. Novo preenchedor para o aumento de volume corporal, principalmente dos glúteos, também está para chegar ao Brasil", diz Isabella Redighieri.
A dermatologista Pauline Lyrio conta que o evento mostrou diversas pesquisas baseadas em evidências e técnicas mais recentes no campo de todos os procedimentos injetáveis. "Em especial, foi apresentado o desenvolvimento de uma nova toxina botulínica que não precisa de preparo. Ou seja, ela vem líquida, já reconstituída, diferente da toxina que possuímos no Brasil, que vem na forma de um pó que precisa ser reconstituído. O efeito da paralisação da musculatura com essa nova toxina botulínica já pode ser observado nas primeiras 24 horas. Isso significa que, após ser aplicado, o paciente vai dormir e acordar sem rugas do movimento no dia seguinte".
Também foram lançados dispositivos portáteis de LED e infravermelho que cabem na palma da mão e que simplificaram ainda mais o uso dessa tecnologia. "Com algumas sessões de poucos minutos é possível realizar indução de colágeno, melhorar a firmeza da pele, reduzir inflamação causada pela acne, entre outros benefícios".
Outra novidade é o equipamento de análise facial com alta performance para avaliar a qualidade da face em diversos parâmetros, como a textura, a presença de rugas, os poros, as manchas, o melasma, a rosácea, além de detectar o grau de ácido hialurônico das zonas faciais.
"Com análises consecutivas, é possível não só acompanhar a evolução dos tratamentos clínicos realizados em casa com a rotina de skincare prescrita pelo dermatologista como também avaliar os resultados dos procedimentos estéticos realizados, comparando o antes e depois, como os preenchimentos, os lasers e o peeling. Além disso, o aparelho consegue fazer projeção simulada da perspectiva da face do paciente em cinco anos caso não execute nenhum tipo de cuidado, seja de prevenção ou tratamento da pele".
Quando o assunto são os preenchedores, a dermatologista Priscila Passamani conta que a grande novidade é o Profhilo, ácido hialurônico puro capaz de estimular a produção natural dos quatro tipos diferentes de colágeno promovendo coesão dos queratinócitos (responsáveis pela produção de queratina) e penetrando todas camadas da pele, prevenindo a flacidez. "Em breve chegará ao Brasil a versão corporal para tratamento abdominal e também de braços ajudando no temido 'tchauzinho'”, conta.
Sobre as tecnologias, a médica destaca o Fotona 4D, tratamento que usa o laser para tratar diversas camadas da pele. "É um tratamento que ajuda no estímulo de colágeno, ou seja, faz um lifting não cirúrgico, e também na textura da pele, que fica mais lisinha e viçosa. E como o próprio nome indica, o tratamento 4D é composto por quatro etapas", explica. Uma delas é usada uma ponteira intra-oral que ajuda a estimular também o colágeno de dentro para fora", conta Priscila Passamani.
A dermatologista Raquel Murad fala da Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) associado a Ledterapia para os tratamentos capilares. "Foram sugeridos novas formulações de ativos e combinações de fórmulas para uso no MMP. Vimos também o lançamento de um aparelho que associa o agulhamento e o Led em um mesmo procedimento, porém, por enquanto ainda não está disponível no Brasil".
O melasma também esteve em debate. Os estudos mostram que a condição não tem cura, mas pode ser controlada com a associação de tratamentos tópicos e procedimentos adequados.
Na área dos preenchedores foi alertado a importância de escolher um profissional preparado, que conheça bem a anatomia facial, para prevenir complicações e garantir um resultado natural. "O preenchimento guiado por ultrassom também vem sendo cada vez mais realizado e é uma realidade que torço para chegar logo ao nosso dia a dia, pois minimiza muito os riscos do procedimento. Ouvimos muito sobre a necessidade de preparo da pele, com estímulo de colágeno, seja com o ultrassom, o laser ou os bioestimuladores, antes de realizar os preenchimentos", diz Raquel Murad.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta