O protetor solar auxilia na prevenção de manchas e outras doenças de pele. Crédito: Divulgação Creamy Skincare
O protetor solar tem como principal função proteger a pele dos efeitos nocivos causados pelos raios solares UVA e UVB, além de ajudar a evitar o surgimento de rugas e linhas de expressão. O produto também auxilia na prevenção de manchas e outras doenças de pele.
A dermatologista Renata Bortolini conta que os filtros são agentes químicos ou físicos capazes de bloquear a passagem da radiação ultravioleta para a pele. "Deve ser usado durante todo o ano para proteger a pele contra o ressecamento, o envelhecimento precoce, as lesões pré-cancerosas e até o câncer de pele".
Por isso, quanto mais clara for a pele, maior tem que ser a potência do protetor solar. A dermatologista explica que o pigmento da pele, chamado melanina, funciona como um chapéu que protege as células da pele da passagem de radiação ultravioleta. "Quanto mais clara a pele, menos pigmento e consequentemente menor a proteção contra a radiação solar e seus malefícios, por isso esses pacientes precisam estar sempre atentos ao uso de filtro solar com FPS adequado e proteção com barreiras físicas como chapéus, roupas UV e barracas de sol", diz Renata Bortolini.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o fator de proteção solar (FPS) mínimo indicado para a população brasileira é de 30, mas isso pode variar conforme o horário e duração da exposição solar, tons de pele e doenças que interagem com a luz do sol.
"Em relação a quantidade, costumo orientar a regra da colher de chá. O protetor solar deve ser aplicado em áreas expostas cerca de 30 minutos antes da exposição e ser reaplicado a cada três horas. Lembre-se: queimaduras solares podem acontecer em qualquer estação do ano. A escolha do FPS varia de acordo com os hábitos diários, a tonalidade e outras condições da pele"
Renata Bortolini
A dermatologista diz que as características da adaptação do produto como a cor, a textura, e o nível de segurança da proteção fazem a escolha ideal. "Para quem tem a pele livre de manchas como o melasma e vive uma rotina em ambientes fechados, o filtro solar com FPS 30 pode oferecer proteção suficiente, mas é importante fazer uma a avaliação especial com o dermatologista", conta Renata Bortolini.
As marcas de beleza estão sempre apresentando novidades, como os selecionados por HZ que foram lançados nas últimas semanas. Confira!
-
01
Episol Smart Color, da Mantecorp Skincare
Além de oferecer uma proteção completa – UVA, UVB, IVA-A e luz visível, em um FPS 50 – a novidade possui tecnologia inovadora, com pigmento inteligente, permitindo que a sua textura branca se adapte a diferentes tons de pele, revelando a cor ideal após a aplicação. O protetor ainda conta com a niacinamida e o extrato de colza que, juntos, promovem ação antioxidante e efeito clareador, uma vez que regulam a produção e previnem o aumento excessivo de melanina.
-
02
Biosole Hyal FPS 60, da Ada Tina
É um protetor solar com ácido hialurônico e antioxidante clareador, capaz de promover alta proteção contra o envelhecimento precoce da pele, proteção anti-manchas, como o melasma, além de combater até 12 tipos de rugas. Com textura leve e não oleosa, o produto ainda tem 12 horas de proteção UVA, UVB e fotoestabilidade.
-
03
Cleanance UV FPS 70, da Avène
O protetor solar possui alta proteção UVA & UVB que apresenta textura ultrafluida com absorção imediata. O produto tem efeito anti-brilho imediato e prolongado por 14 horas e é o primeiro protetor solar que reequilibra a oleosidade da pele em 28 dias. Sua fórmula é resistente à água e não arde os olhos. E para completar, sua composição é biodeagradável, podendo ser usado em reservas naturais, pois não agride a fauna e flora marinhas.
-
04
Watery Lotion FPS 60, da Creamy Skincare
O filtro solar aquoso possui um toque seco, rápida absorção e é ideal para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas e sensíveis. O primeiro protetor solar da marca conta com alta proteção UVA/UVB (FPS 60) e é o único com o exclusivo Hypskin. O bioativo é baseado em polissacarídeos e sulfatados obtidos de maneira sustentável de algas marinhas do litoral do nordeste brasileiro, que atuam reforçando a proteção da pele e ajudando a reduzir o processo de irritação e inflamação causada por agentes externos.
-
05
Protetor Solar Toque Seco, da Sallve
Tem toque seco e alta proteção UVA/UVB. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição. Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar.
-
06
Protetor Solar Aqua Fluid FPS 50, da Adcos
A marca apresenta cinco novas cores. O fotoprotetor é ultra fluído com textura aquosa e de rápida absorção, que resulta em toque imperceptível na pele e conta com fator de proteção solar 50, que protege a pele do envelhecimento proveniente da exposição solar e oferece alta proteção UVA e UVB. Também trata as peles oleosas, reduzindo a atividade das glândulas sebáceas, assim controlando a oleosidade e brilho da pele por 12 horas.
-
07
Kind Stick FPS51, da Kind Beauty and Care
A marca lança o protetor solar em bastão refilável. O produto é incolor e fornece uma altíssima proteção contra os raios solares utilizando filtros minerais. É enriquecido com óleo de jojoba, que contém ceramidas e vitaminas, e esqualano, que são ativos altamente compatíveis com a pele e oferecem hidratação equilibrada, regeneração, restabelecimento da vitalidade e protegem o microbioma cutâneo.
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível