Publicado em 8 de outubro de 2024 às 15:36
Chocolate, caramelo e doce de leite são algumas das tonalidades que estão em alta e conquistaram as mulheres nesta temporada. Criada por hair stylists de Nova York, a tendência utiliza a técnica das “misturinhas”, que consiste em combinar diferentes tons para criar nuances mais quentes e vibrantes nos cabelos. Esse estilo se tornou um verdadeiro fenômeno nas redes sociais e, rapidamente, ganhou espaço nos salões de beleza brasileiros.
Apesar de parecer simples, a técnica de misturar tintas exige conhecimento e experiência para evitar resultados indesejados. Além de uma análise minuciosa do cabelo e da cor de base, é preciso saber escolher corretamente os tons que serão utilizados e a proporção exata de cada uma delas para chegar a tão sonhada cor.
Mas e quem quer aderir à nova tendência sem recorrer aos salões de beleza ? “Foi para atender a essas pessoas que a brasileira Embelleze desenvolveu a coleção Delícias de Maxton, composta por três tonalidades: chocolate amargo, marrom caramelo e ruivo doce de leite”, explica Ana Regina Santos, analista de processos capilares do Sistema Embelleze.
Depois de escolher sua coloração favorita, faça as contas de quantas caixinhas de coloração você precisará de acordo com seu tipo de cabelo. Normalmente, uma caixinha é o suficiente para tingir todo o cabelo, mas se você tem cabelo longo, é importante verificar a necessidade do seu fio e se precaver de imprevistos. “Dependendo do caso, é possível precisar de até 4 caixinhas para transformar o visual com a cor toda por igual”, explica o hair stylist Leandro Ferreira.
Detalhe importante: leia o folheto explicativo dentro da caixinha! Isso porque nele estão todas as dicas importantes, como quais itens misturar, o que fazer primeiro e quanto tempo deixar o produto agir nos fios.
Não se esqueça do teste de toque antes de tingir os fios. “Ele nada mais é do que um processo simples para detectar possíveis alergias: basta colocar um pouco do creme colorante bem atrás da orelha com a ajuda de um cotonete e esperar 48 horas sem lavar, cobrir ou tocar o local”, explica Leandro Ferreira.
Em seguida, divida o cabelo de forma estratégica para a coloração ficar perfeita. Segundo Leandro Ferreira, é importante separar a mecha da frente do restante dos fios , depois, fazer uma divisão central na cabeça e separar todo o cabelo em duas partes maiores.
Respeite o tempo estipulado na caixinha da coloração e não pule essa etapa! Depois de aplicada a tintura, muita atenção ao tempo que você vai ficar com o produto nos cabelos . Isso evita manchas indesejadas. Enxaguar antes da hora, ou até deixar mais tempo do que o ideal, também pode prejudicar seriamente o resultado.
Termine enxaguando em água fria ou morna. Isso faz toda diferença e vai ajudar a fechar melhor as cutículas após a transformação no visual, garantindo um resultado de salão em casa e com brilho poderoso!
Por Caroline Cristina
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta