Administrador / [email protected]
Publicado em 26 de fevereiro de 2022 às 09:00
Com o fim das férias de verão, é normal que, para quem frequentou a praia ou piscina, além do bronzeado na pele, o cabelo também perceba os efeitos da estação. Ressecados, sem vida e até quebradiços, é normal ele sofrer com a exposição ao sol, ao mar e à piscina. Por isso, é hora de recuperar o cabelo danificado após as férias.
A tricologista Cristal Bastos explica que os raios solares causam alterações na queratina e nas ceramidas, que unem as cutículas dos cabelos, deixando os cabelos ásperos, sem brilho, frágeis e quebradiços. Também provocam oxidação, deixando o fio mais claro, pois ele perdeu a proteção contra a luz. "Já o excesso de água do mar e de agentes químicos para tratarem a água da piscina, deixam os cabelos menos elásticos, o que resulta em quebra, porosidade e pontas duplas".
Por isso, os cuidados com os cabelos devem ser durante todo o ano, mas no verão são imprescindíveis para manter a saúde dos fios. "Hidratações semanais em casa, combinadas a tratamentos terapêuticos recomendados por profissionais e o uso de produtos protetores e hidratantes com filtro solar são imprescindíveis nesta época do ano", conta Cristal Bastos.
Os melhores tratamentos pós-verão são os nutritivos e hidratantes, que ajudam a recuperar a umidade e os nutrientes perdidos. Cristal conta que a exposição aos raios UV danifica as cutículas, diminuindo a retenção hídrica dos fios, deixando-os mais frágeis, porosos e opacos.
A tricologista Camila Zanoni conta que os maiores estragos nas férias são referentes ao ressecamento e quebra dos fios, aumento de oleosidade e queimadura do sol no couro cabeludo. Por isso, é importante prezar pela proteção solar e térmica, investir em tratamentos profissionais para recuperar a fibra capilar e manter a rotina home care com produtos adequados para cada tipo de cabelo, um deles que pode ser universal é uma máscara nutritiva e blend de óleos.
Na hora de investir em produtos, escolha os que atendam a necessidade do seu cabelo. Nos oleosos com pontas secas, pense no xampu que limpe o couro cabeludo e produtos que façam nutrição dos fios. Já em cabelos secos ou cacheados, a busca deve ser por xampu de limpeza suave, pensando em não agredir os fios e investir em óleos vegetais e máscaras nutritivas.
Cristal Bastos explica que são muitos os erros cometidos nesta época do ano, como não usar filtro solar para os cabelos e produtos protetores e hidratantes. "Assim como ficar com água salgada nos cabelos por muito tempo e ainda deixando-os expostos ao sol ou lavar muitas vezes ao dia".
Para ela, vale apostar em leave-in com filtro solar e em produtos naturais, com óleos essenciais e vegetais, que protegem e tratam as madeixas, com componentes hidratantes. "Não esqueça dos hidratantes capilares, pois eles ajudam a manter e devolver a umidade aos fios e reforçam a oleosidade natural que protege a fibra capilar de agressões externas", diz Cristal Bastos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta