Administrador / [email protected]
Publicado em 28 de junho de 2023 às 10:34
Desde 28 de junho de 1969, quando houve a Rebelião de Stonewall, em Nova Iorque, a luta pelos direitos da população LGBTQIAP+ nunca mais parou. Liderada pelas ativistas Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera, os protestos foram organizados após a invasão de um bar voltado a este público por policiais numa época em que era proibido ser gay.
A sigla, que há algumas décadas era GLS (Gays, lésbicas e simpatizantes) foi ganhando novas letras - e importância - ao decorrer do tempo se tornando LGBTQIAP+: Lésbicas, Gays, Bissexual, Transexual, Queer, Intersexual, Assexual, Pansexual). Já o sinal + tenta dar conta das todas as outras possibilidades de identidade de gênero e orientação sexual.
Além de reconhecer a importância das pessoas LGBTQIAP+, junho também é o mês de luta, de apoiar o movimento de inclusão e respeito de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero, além de ajudar projetos. A cada ano, mais marcas têm lançado produtos em edição limitada especificamente para o mês do orgulho, inclusive devolvendo seus lucros para ajudar e empoderar pessoas e instituições.
A Mac Cosmetics, por exemplo, tem o projeto Viva Glam que promove a igualdade, arrecadando fundos que beneficiam ONGs engajadas em causas que amparam pessoas em situação de vulnerabilidade, igualdade de gênero, saúde sexual e direitos iguais para a comunidade. Para isso, 100% do valor da venda dos itens da linha Mac Viva Glam, será doado a instituições como Casa 1 e Grupo de Incentivo à Vida (GIV).
A Kérastase apoia a causa LGBTQIAP+ com o lançamento de uma nova volumetria de 30 ml - edição limitada - do óleo capilar Elixir Ultime L’Huile Originale. Com um design de edição limitada e inspirado nas seis cores do arco-íris do Orgulho, o produto terá todo seu lucro de vendas durante o mês de junho, no Brasil, doado para o projeto Maré de Belezas, da ONG Redes da Maré. A organização oferece bolsas de estudo e incentiva a empregabilidade para uma turma exclusiva, formada por mulheres da comunidade LGBTQIAP+.
A Nivea se une a organização TODXS que, por meio do investimento de 100% dos lucros das vendas do Creme especial edição Orgulho, irá financiar e apoiar o fortalecimento de 10 empreendimentos de pessoas trans e travestis, que receberão sessões de mentoria com especialistas em negócios da marca, além de um investimento de até R$ 3 mil para impulsionar suas estratégias empresariais.
Já a Havaianas lança noves produtos da coleção Pride, que reverte 7% do valor líquido arrecadado com as vendas para causas LGBTQIAP+, através da ONG All Out que atua no mundo em defesa dos direitos das pessoas da comunidade. Desde o início da coleção até 2022, Havaianas já repassou mais de R$ 4 milhões para a ONG. Entre na celebração e veja 15 produtos para você também comemorar e ajudar.
Caro leitor
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nossa equipe com ajuda de especialistas entrevistados. Caso o leitor queira adquirir algum produto a partir dos links disponibilizados no texto, A Gazeta deixa claro três pontos:
1 - A empresa pode auferir receita por meio de parcerias comerciais
2 - Não temos qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra feita a partir dos links disponíveis
3 - Questionamentos ou reclamações em relação ao produto, processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta