Administrador / [email protected]
Publicado em 17 de fevereiro de 2024 às 10:00
Uma instituição italiana criou, em 2002, o Dia Mundial dos Gatos, celebrado todo dia 17 de fevereiro. A data tinha como objetivo promover uma companha contra os maus tratos que esses animais sofriam e sofrem até hoje. Diversos tutores, apaixonados pelo animal, instituições e ONGs aderiram o dia e muitos comemoram a data dedicada ao felino.
Uma pesquisa feita pelo Euromonitor contabilizou que em 2022 existam 168 milhões de pets brasileiros, destes, 68 milhões são cães, 42 milhões são aves e 34 milhões são gatos – o restante estão divididos entre peixes e outros roedores.
Um fato curioso é que a população de felinos teve alta de recorde – sendo 6% entre 2020 e 2021, indicado pelo censo mais recente do Instituto Pet Brasil – (IPB). Outra curiosidade é que o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurou que já são 203 milhões de cidadãos, com todo esse impacto pode-se dizer que já caberia quase dois pets em cada um dos 90 milhões de domicílios do país.
Para a médica veterinária especializada em medicina de felinos do Veros Hospital Veterinário, Camila Ferreira, a data pode ser uma ótima oportunidade para os amantes de gatos refletirem sobre o papel especial que esses animais desempenham em suas vidas e para promover a conscientização sobre o bem-estar dos gatos, incluindo a adoção responsável, cuidados veterinários e esterilização para controle populacional.
“Cada gato é único e pode ter necessidades individuais, sendo importante conhecer bem o seu animal e estar atento às suas necessidades específicas, além de tratar com muito amor e carinho e fazer uma adoção responsável", explica a especialista.
Assim como todos os animais, os gatos também necessitam de cuidados especiais. A médica, além de listar quais são os cinco pilares do bem-estar da espécie, também listou algumas curiosidades dos felinos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta