Administrador / [email protected]
Publicado em 26 de maio de 2023 às 09:00
Que os pets, principalmente os 'doguinhos', precisam gastar energia, é um fato. Diariamente, é possível ver nas ruas diversas pessoas passeando com seus animais de estimação. Com a grande demanda, municípios da Grande Vitória investiram em espaços exclusivos para que a turminha possa se divertir, sem incomodar ninguém: os chamados Pracão.
Localizados em praças de bairros, estes espaços são, em sua maioria, gramados e com brinquedos e/ou estruturas para os bichinhos saírem da rotina de apartamentos, brincarem e interagirem com outros pets. Halpher Luigi, Secretário de Obras da Serra, diz que a demanda para construção e revitalização desses espaços públicos aumentou no município.
"Tendo em vista que o animal se tornou parte da família, é necessário promover bem-estar e pensar em um local específico para que ele possa ali brincar, interagir e se locomover sem estar preso a uma coleira", conta.
Nestes espaços, os cães têm disponibilizados brinquedos específicos, como manilhas, labirintos com estacas de madeira, pneus e obstáculos para praticarem exercícios e brincarem com seu dono. Além disso, o Pracão também conta com bancos, para que os tutores possam acompanhar seus animais com mais conforto.
Vale ainda ressaltar que são locais completamente cercados, assim os tutores não precisam se preocupar com o risco dos animais fugirem para as vias. Segundo Juliana Bonfá, moradora do Centro de Vitória, que frequenta o Pracão Praça Getúlio Vargas, o ambiente é seguro e, nele, o cão pode ficar sem a guia e coleira tranquilamente.
"No Pracão, o Bombom fica solto e também interage com outros cães. Antes só passeava com ele preso na coleira, a praça é essencial para ele poder ter seus momentos de diversão e interação estando livre", disse.
Confira abaixo algumas das "Pracão" espalhadas pela Grande Vitória.
Vitória
Na capital, o que não faltam são opções de lazer para seu pet. Dentre elas: Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi; Atlântica Parque, Praia de Camburi; Praça Philogomiro Lannes, em Jardim da Penha; Praça Pref. Oswald Guimarães, em Bento Ferreira; Praça do Cauê, em Praia de Santa Helena; Praça Getúlio Vargas, no Centro; Praça Dom João Batista, São Pedro e Parque Manolo Cabral, Barro Vermelho.
Serra
As Praças estão localizadas em: Planalto Serrano - Bloco A; São Diogo; Morada de Laranjeiras; Campinho da Serra I; Valparaíso; Central Carapina; Bairro de Fátima; Jardim Limoeiro; Laranjeiras (Extrabom); Parque da Cidade; Feu Rosa (Canarinho); Colina de Laranjeiras (rotatórias); Espaço Quintalzinho, em Vila Nova de Colares; e Espaço Quintalzinho, em Jardim Carapina.
Cariacica
Existe apenas um espaço exclusivo para pets na cidade, o Play Dog, na Praça de Bandeirantes. Segundo a prefeitura, um outro está em construção no bairro Vila Merlo. A Semob acrescenta que está analisando outras áreas da cidade para incluir novos espaços.
Vila Velha
No total, cinco locais públicos estão destinados à recreação dos PETs, a praça Ludmila Martinelli Loureiro foi construída em uma rotatória, no bairro Itapuã, e é ideal para a interação dos animais. Os demais espaços PETs estão localizados na Praia da Costa (próximo à EBAP Foz do Costa), Itaparica (Praça do Ciclista e lateral da academia popular) e também em Itapuã (Praça Agenor Moreira).
Viana
O município ainda não conta com uma praça dedicada somente aos pets, mas o projeto de uma playground na Praça de Marcílio de Noronha está em andamento.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta