O casal Thaís e Paulo Gaudio. Crédito: Divulgação
O casal capixaba Paulo e Thaís Gaudio, que está produzindo vinhos de altitude em Santa Catarina, foi convidado para apresentar seus rótulos no Jurerê Wine Summer, grande evento realizado neste fim de semana no renomado balneário de Jurerê Internacional, em Florianópolis.
A degustação será no resort Il Campanário, considerado o mais glamouroso da ilha, em evento organizado pela Confraria Jurerê, muito conhecida na região.
Paulo Gaudio explica que, entre os rótulos, ele e Thaís vão apresentar 2 lançamentos da Vinícola Gaudio: o Gaudio Sur Lie, que é um espumante rosé, e o Papagaio Charão, um vinho rosé seco.
"O Gaudio Sur Lie é a expressão de espumante em sua forma mais autêntica, sem o processo de dégorgement e, consequentemente, sem a adição do licor de expedição", explica Paulo Gaudio, sobre o processo de produção.
O espumante é elaborado a partir das uvas merlot, malbec e chardonnay. "Ele apresenta coloração rosada com reflexo alaranjado, perlage fino e persistente, aromas de tutti fruti, frutas vermelhas frescas como pitanga, cereja, morango e pão tostado, na boca uma incrível refrescância com acidez e taninos presentes e equilibrados", afirma Gaudio.
Papagaio Charão, vinho rosé seco da vinícola Gaudio. Crédito: Divulgação
Já o Papagaio Charão é batizado em homenagem à ave nativa do Brasil, ameaçada de extinção, conhecida por suas revoadas durante o outono e inverno, no município de Urupema (SC). "Esse vinho possui coloração salmão, aromas intensos de framboesa, tutti-frutti, rosas, pitanga e araçá".
Também serão servidos na degustação os rótulos Vitória Chardonnay, Vitória Sauvignon Blanc e Vitória Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec.
QUERIDOS DE RR
Gracinha e Moyses Nader, as filhas Belisa e Stephanie e a neta Sophia: férias em família na Disney. Crédito: Divulgação
Empreendedorismo Cultural
Artistas, artesãos, produtores e gestores culturais de Cariacica ou, até mesmo, quem não tem experiência, mas sonha em ingressar no setor cultural, podem aproveitar uma oportunidade única de capacitação gratuita que acontecerá de 19 a 23 de fevereiro, no bairro Flexal. A iniciativa faz parte do Movimenta Cultura, formação itinerante que circula pelo Brasil e volta ao Espírito Santo, neste mês, com a oficina gratuita “O Avesso da Cena - Empreendedorismo Cultural”. Quem ministra as oficinas é o professor e gestor cultural Rômulo Avelar, que é formado pela Escola de Produção Cultural da Fundição Progresso do Rio de Janeiro e possui experiência em iniciativas culturais de diversas empresas privadas e no setor público. As inscrições estão abertas pelo link https://forms.gle/sC9HR3KoMKcN5FYu8.
ALMOÇO
Laurentino e Andréia Biccas: saboreando a boa gastronomia da Ilha de Vitória. Crédito: Mônica Zorzanelli
Proteção de dados
O advogado Carlos Augusto Pena Leal, sócio do escritório Motta Leal & Advogados Associados e especialista em privacidade, teceu comentário, em virtude do recente aniversário do Dia Internacional da Proteção de Dados, sobre a LGPD. A lei, segundo ele, estabelece um novo patamar na proteção da privacidade e dos dados pessoais no Brasil. "Ela traz consigo um desafio significativo para as empresas, que devem se adaptar às exigências normativas, e para o Judiciário, que pode enfrentar um aumento de casos relacionados à privacidade de dados caso as empresas não se adequem e as pessoas tomem consciência. A experiência com o Código de Defesa do Consumidor, que resultou em uma sobrecarga significativa do sistema judiciário, ilustra bem a importância da prevenção e da adequação empresarial às normativas legais. Assim, para evitar um cenário semelhante com a LGPD, é fundamental que as empresas se empenhem ativamente para estarem em conformidade com a lei, evitando sanções administrativas", destacou.
EM HARVARD
Dez alunos do Estado participam até domingo, dia 28, do mais importante modelo de simulação de relações internacionais do mundo: o Harvard Model United Nations 2024, realizado há 70 anos. O evento acontece em Boston, nos Estados Unidos, e simula uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo nesta edição a temática “Amplificando vozes não ouvidas”. Os participantes do Espírito Santo são alunos dos 9os anos do Ensino Fundamental e das 1as, 2as e 3as séries do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci. São eles: Pedro Mazzi, Bernardo Vitório, Alice Silva, Sofia Côco, Maria Vitória Barbosa, Vincenzo Cola, Antonio Ramalho, Giulia Simões, Rafaela Rabinovitch e Pedro Sá Cavalcanti. A escola capixaba marca presença no evento pela quarta vez. De acordo com a coordenadora de Programas Internacionais da escola, a professora Lorena Rassele Croce, que acompanha o grupo juntamente com o também professor Joelmo Costa, a proposta é que os estudantes, que atuam como representantes dos 193 países membros da organização, debatam de forma diplomática, inovadora e ambiciosa sobre a paz, a segurança e o progresso econômico e social internacionais, equilibrando interesses e usando o poder de forma responsável. Crédito: Divulgação
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível