O diretor Regional do Sesc, Bruno Negris, Nilceia Poubel, o governador Renato Casagrande e a primeira-dama Maria Virgínia Casagrande, e o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro e Ligia Moro. Crédito: Marcos Salles
Sucesso de público em Santa Teresa, região de montanhas do ES, a exposição “Novos Viajantes” chegou ao Palácio Anchieta, em Vitória, nesta quarta-feira (05). Super prestigiado, o vernissage reuniu cerca de 800 pessoas, entre autoridades, artistas e admiradores de arte. A nova montagem, que foi ampliada, tem obras de 34 artistas, e espaços dedicados ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e ao naturalista Augusto Ruschi, fundador do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, instituição que completou 74 anos no dia 26 de junho e deu origem ao INMA, criado em 2014.
A sala “Aquarelas de Augusto Ruschi” conta com a exibição inédita de trabalhos de ilustração do naturalista. Os trabalhos tiveram sua produção iniciada na década de 1920, quando Ruschi esboçou suas primeiras ilustrações de orquídeas e beija-flores. O conjunto de aquarelas apresentado propõe um olhar sobre o percurso de diferentes décadas de sua produção e sua conexão com a tradição naturalista que em muito influenciou o olhar do ecologista Augusto Ruschi sobre a documentação da mata atlântica capixaba.
A exposição faz referência à contribuição dos viajantes naturalistas que fizeram parte das missões científicas no Brasil, sobretudo até o século XIX, e produziram importante conhecimento sobre nosso bioma. A riqueza da Mata Atlântica capixaba, evidenciada pelos viajantes naturalistas do passado, é agora revisitada pelos artistas "novos viajantes". A exemplo dos viajantes naturalistas que não se limitaram às bibliotecas e museus da Europa, mas buscaram o contato direto com a natureza, esses artistas contemporâneos vieram em busca de representações do bioma, fazendo uma imersão no Museu Mello Leitão.
Diretor de Programas Sociais do Sesc, Everton Dalla Vecchia, diretor de Lazer do Sesc, Erthelvio Nunes, e o curador da exposição Attilio Colnago. Crédito: Marcos Salles
Realizada pelo SESC, com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo e do Governo do Estado, a mostra tem curadoria do artista plástico Attílio Colnago. Inspirada na diversidade da fauna e da flora da Mata Atlântica capixaba, a exposição promove um encontro especial da população com obras em desenho, pintura, fotografia e cerâmica.
Abertura da exposição "Novos Viajantes" no Palácio Anchieta
EM SAMPA
Nossa empresária de moda Marci Vago e sua nova cliente, a primeira-dama da Prefeitura de São Paulo Regina Nunes: almoço na Casa de Portugal, em São Paulo. Crédito: Divulgação
O gesto solidário do empresário e autor do livro “Aprender & Opinar”, Luiz Carlos Menezes, que lançou sua obra na última semana com a renda totalmente revertida ao Asilo dos Idosos de Vitória é motivo de gratidão reforçada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Asilo, Robson Melo, que ressalta também a importância da reflexão sobre a produção intelectual na terceira idade, necessária em um país com crescimento da população idosa. “Luiz Carlos não teve dúvida de deixar mais um legado: o de um cidadão, participante ativo da vida em sociedade e que tem também o olhar para as pessoas idosas, vulneráveis social e economicamente e que, por isso, estão em instituição de longa permanência como o Asilo dos Idosos de Vitória”, afirmou o presidente do Asilo.
Roda de conversa
Com o objetivo de ampliar o debate sobre o impacto do uso de dispositivos eletrônicos na formação de crianças e adolescentes, o Centro Educacional Leonardo da Vinci promove na próxima quinta, dia 13, às 18h30, a Roda de Conversa: As Implicações do Excesso de Telas no Pós-Pandemia. Participam do debate, que acontece no Teatro Pignaton, a fonoaudióloga Carolina Portugal Favoretti Ribeiro e a neurologista Francini Cruz Gomes da Fonseca Sepulcri, apresentando o que há de mais confiável em estudos voltados para a temática. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
Arraiá e joias
Ane Zorzanelli convida para o ‘Arraiá da Ane’, de 11 a 15 de julho, em sua maison na Aleixo Netto, Praia do Canto.
Brinde de luxo
A Fecomércio-ES, correalizadora da Vitória ExpoVinhos 2023, traz uma surpresa especial para quem ama luxo e sofisticação. A holding francesa LVMH vai expor na feira a linha completa da Chandon, com vinhos espumantes excepcionais. Imperdível! A Vitória ExpoVinhos 2023 será aberta ao público das 18h às 23h, nos dias 12 e 13 de julho, no Ilha Buffet Álvares Cabral.
Reprodução humana
A médica Layza Merizio Borges, doutora em Reprodução Humana, irá integrar a mesa-redonda “Reprodução Humana”, com o tema “O papel do ginecologista no planejamento reprodutivo da mulher: da investigação à preservação da fertilidade”, no 26º Congresso Espírito Santense de Ginecologia e Obstetrícia, nesta sexta-feira, dia 7, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.
Bazar
A terceira edição do Bazar Natália Nascif está por vir! A médica que dá nome ao evento avisa que a ação vai acontecer nos dias 21 e 22 de julho no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha. O dinheiro arrecadado será doado para instituição que desenvolve um trabalho missionário. “Vou desapegar de roupas, sapatos, bolsas e acessórios. Tem até peças sem uso. Será uma oportunidade única para garantir um look incrível com um preço bem acessível e ainda fazer o bem”, contou Natália Nascif.
INAUGURAÇÃO
Os oncologistas Edelweiss Soares e Fernando Zamprogno e a mastologista Karolline Vilela: em noite de inauguração do novo Centro de Radioterapia do Hospital Meridional Vitória. Crédito: Cacá Lima
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível