Paulo Vivacqua, Fabricio Noronha, Maria Virginia Casagrande e Castiel Vitorino Brasileiro. Crédito: Cacá Lima
Foi super prestigiado o lançamento das 15 novas obras artísticas que compõem as exposições permanente e temporária instaladas no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, nesta quarta-feira (28). O evento contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; da primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; e do secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, artistas e galeristas.
Resultantes do edital de seleção de propostas artísticas lançado em 2023, os trabalhos estão divididos entre esculturas, instalações e projetos de intervenção. As criações foram produzidas por 17 artistas – do Espírito Santo, de Minas Gerais, de São Paulo e do Paraná. O investimento foi de R$ 1,8 milhão em recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
OS ARTISTAS
Ao todo, 15 obras estão expostas no Parque, sendo 10 temporárias e 11 permanentes. A nova exposição reúne os seguintes artistas: Hugo Bello, Jaíne Muniz, Renato Ren, Carla Désirée, Barbara Mattos Carnielli, Paulo Vivacqua, Bruno Cabús, Renan Grisoni, Cleuber da Silva Júnior, João Wesley de Souza e Castiel Vitorino Brasileiro, todos do Espírito Santo; Anabel Antinori, Rodrigo Sassi e Siwaju, de São Paulo; Maré de Matos e Geovanni Lima, de Minas Gerais; e Washington Silvera, do Paraná.
O artista capixaba Paulo Vivacqua (vídeo), que vive e trabalha entre Rio de Janeiro e Vitória, participa da nova edição. Com produção de Elaine Pinheiro, a instalação Sentinelas se relaciona com o ambiente por meio de sons que sugerem narrativas imaginárias no tempo, como em uma composição aberta e circular onde cada um faz sua própria trajetória. A obra de Paulo Vivacqua opera na intersecção entre a fisicalidade do som e dos materiais e equipamentos. Suas formas plásticas e visuais, com sons e silêncios, dialogam com as árvores e o vento do parque. Sentinelas participou anteriormente das exposições Prêmio Arte e Patrimônio [Palácio Gustavo Capanema, RJ, 2008] e TREBLE [Sculpture Center, NY, 2004].
Renato Casagrande, João Bosco e Ricardo Ferraço. Crédito: Hélio Filho
Virgínia Casagrande e Eduarda Buaiz. Crédito: Cacá Lima
Michele Miranda, Renata Weixter, Carolina Ruas, Anginha Buaiz e Carla Freire. Crédito: Cacá Lima
Veja quem conferiu as novas obras do Parque Cultural Casa do Governador
VISITAÇÃO
É necessário agendar visitas ao Parque Cultural Casa do Governador, pelo telefone (27) 3636-1032, de segunda-feira a sexta-feira. As visitas são gratuitas e vão acontecer sempre às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 17h, com o acompanhamento de um mediador do Governo do Estado.
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível