Os filhos de Gerson Camata, Enza Camata e Bruno Camata, Rita Camata, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do ES Marcelo Santos e os netos de Camata, Enrico, Antonella e Rafaella: na abertura da exposição “Camata - A Voz da Imigração Italiana”. Crédito: Lucas S. Costa/ Assembleia Legislativa do ES
Foi super prestigiada a abertura da exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", em homenagem o saudoso líder político capixaba, Gerson Camata, e aos imigrantes italianos que fazem parte da história do Estado, nesta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A mostra é uma realização da Ales e do Instituto Sincades.
O vernissage reuniu lideranças capixabas e contou com a presença de familiares do ex-governador, entre eles a viúva e ex-deputada federal Rita Camata, os filhos Enza e Bruno e os netos Enrico, Antonella e Rafaella.
A exposição conta com uma viagem visual pela "Linha do Tempo da Imigração Italiana", que irá destacar os principais marcos e eventos ligados ao movimento no Brasil.
Os visitantes são conduzidos por uma galeria com obras que capturam a essência da vida e do legado de Gerson Camata, que sempre defendeu a bandeira do imigrante, e foi o autor da Lei Federal 11.687, que instaurou a comemoração da imigração italiana no dia 21 de fevereiro.
A mostra pretende proporciona uma oportunidade de reflexão sobre o passado, celebração do presente e inspiração para o futuro, no ano que se completam 150 anos da imigração italiana no Brasil, além de fortalecer os laços entre as comunidades capixabas e italianas.
Família Camata, Marcelo Santos e Idalberto Moro na primeira visita à exposição. Crédito: Damon
"O sentimento é de muita gratidão à Assembleia Legislativa, à colônia italiana, porque, se não fosse a colônia italiana, nossa descendência também, nós não estaríamos celebrando 150 anos de quem desbravou o Espírito Santo. Eles vieram para substituir a mão de obra escrava e o Gerson teve o orgulho de poder representá-los por mais de 40 anos na vida pública (…)"
Rita Camata, viúva de Gerson Camata e ex-deputada federal
Marcelo Santos, Rita Camata e Renato Casagrande e as nestas Antonella e Rafaella. Crédito: Damon
A deputada estadual Janete de Sá e os netos de Camata, Antonella, Rafaella e Enrico. Crédito: Naira Scárdua
Idalberto Moro, presidente do Sincades, e Marcelo Santos, presidente da Ales. Crédito: Damon
Exposição “Camata - A Voz da Imigração Italiana"
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível