Administrador / [email protected]
Publicado em 17 de dezembro de 2021 às 18:51
Conhecida por ser a igreja mais antiga do Brasil em funcionamento, a Igreja do Rosário, na Prainha, em Vila Velha, está recebendo uma pintura na parte externa. O trabalho de manutenção está sendo realizado com tinta à base de cal e a previsão de conclusão é para antes do Natal.
De acordo com o subsecretário de Cultura, Manoel Goes, “a manutenção é tão importante quanto o restauro. Todo o trabalho tem autorização e acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”. Já a subsecretária de Turismo, Carla Rezende, ressaltou a importância da pintura para o fomento da atividade turística.
“A preservação dos patrimônios históricos de nossa cidades é muito importante para o fomento da atividade turística, são atrativos muito procurados pelos turistas e visitantes em nossa cidade, agrega valor ao turismo e apresenta a identidade cultural do povo canela verde”, pontua a subsecretária de Turismo, Carla Rezende.
A conclusão do serviço é realizada pelo Instituto Modus Vivendi, com recursos privados doados pela empresa ACA Brasil. Na sequência, serão executados mais retoques na pintura e manutenção do telhado.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, datada do século XVI, foi restaurada em 2017. À época, foram realizados reparos na estrutura, tratamento de reboco, adaptações de acessibilidade e recuperação de adornos e elementos decorativos. Também foram feitos o resgate histórico das pinturas artísticas, o retorno do coro em estrutura de madeira e uma reforma completa em seu telhado. Em 2018, a parte externa da Igreja foi pintada.
"Estamos falando de um espaço de orações e celebrações onde as pessoas se reúnem para o exercício de suas crenças. Estamos adequando o espaço existente ao atual público, oferecendo um local com condições de abrigar com conforto e segurança seus fiéis, além de preservar o patrimônio histórico", explica o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta