Redes Sociais

Refúgios de natureza na Grande Vitória: veja onde curtir ao ar livre no ES

De parques estaduais a rotas de agroturismo, municípios oferecem opções encantadoras para quem quer respirar ar puro; confira

Felipe Khoury

Repórter / fkhoury@redegazeta.com.br

Publicado em 20 de abril de 2025 às 09:00

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, a Cachoeira de Buenos Aires ou
O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, a Cachoeira de Buenos Aires e a Pedra dos Dois Olhos são refúgios naturais no ES Crédito: Karolilna Gazoni I Iema / Leonardo Silveira/Prefeitura de Vitoria / Luciney Araújo

Se você está buscando uma pausa na correria do dia a dia, a Grande Vitória oferece opções encantadoras para quem quer respirar ar puro, fazer trilhas, apreciar paisagens e se reconectar com a natureza.

De parques estaduais a rotas de agroturismo, confira essa seleção de refúgios naturais espalhados pelos municípios da região metropolitana do Espírito Santo.

VITÓRIA

Parque Estadual da Fonte Grande

Um dos principais mirantes da capital capixaba, o parque é ideal para quem busca tranquilidade e boas trilhas. Localizado no Maciço Central de Vitória, oferece diferentes rotas para caminhadas em meio à Mata Atlântica e vista panorâmica de toda a cidade. Há ainda um centro de visitantes com exposições sobre a fauna e flora locais.

O pôr do sol no Parque da Fonte Grande é um verdadeiro espetáculo
O pôr do sol no Parque da Fonte Grande é um verdadeiro espetáculo Crédito: Reprodução/Instagram/@tavares.expedicoes

VILA VELHA

Trilha do Morro do Moreno

Para quem gosta de aventura com vista de tirar o fôlego, o Morro do Moreno é parada obrigatória. A trilha é de dificuldade média e leva ao topo do morro, onde é possível ver as praias de Vila Velha, o Convento da Penha e até parte de Vitória. O pôr do sol lá de cima é inesquecível.

Parque Natural Municipal de Jacarenema

Localizado próximo à Praia da Barra do Jucu, o parque é uma área de proteção ambiental com trilhas, manguezais e restingas. O acesso ao parque foi recentemente melhorado com a inauguração da Ponte da Madalena e de uma via de três quilômetros, facilitando a entrada dos visitantes. A entrada é gratuita, e o parque é uma excelente opção para quem busca contato com a natureza, educação ambiental e lazer ao ar livre.

Vila Velha
Imagem de drone do Parque de Jacarenema e da Ponte da Madalena Crédito: Divulgação/PMVV

CARIACICA

Vale do Moxuara

Pouca gente imagina, mas a apenas alguns quilômetros do centro urbano agitado de Cariacica, no Espírito Santo, existe um território repleto de paisagens verdes, tradição e hospitalidade. A zona rural do município é um verdadeiro refúgio para quem busca contato com a natureza, experiências culturais autênticas e uma boa comida feita no fogão a lenha.

Cariacica tem diversos pontos ideais para quem busca contato com a natureza
Cariacica tem diversos pontos ideais para quem busca contato com a natureza Crédito: Cláudio Postay/Prefeitura de Cariacica

Na região do Mochuara, a natureza ainda resiste com força. O Parque Natural Municipal do Monte Mochuara, em Cariacica, é um destino que vale cada passo. E o melhor: ele vem acompanhado do charmoso Vale do Moxuara, um complexo de lazer aos pés da montanha que oferece experiências para toda a família.

O passeio no Vale do Moxuara é pago. As atividades têm valores variados e muitos pacotes incluem múltiplas experiências. Já o Parque Natural do Monte Mochuara tem acesso gratuito e é mantido pela prefeitura de Cariacica. Leve roupas leves, tênis confortável, protetor solar e água.

VIANA

Vale das Cachoeiras

O Vale das Cachoeiras é um paraíso natural a apenas 30 minutos de Vitória. Com aproximadamente 12 cachoeiras distribuídas ao longo de trilhas acessíveis, o local oferece uma experiência única de contato com a natureza. Entre as quedas d'água mais conhecidas estão a Cachoeira do Aloísio e a de Piapitangui.

Vale das Cachoeiras em Viana
Vale das Cachoeiras em Viana Crédito: Blog Caminha Gente

Além disso, o Vale das Cachoeiras integra o "Circuitos Viana", que reúne opções culturais, gastronômicas e de lazer do município, destacando-se como uma excelente alternativa para quem deseja explorar as belezas naturais da região.

SERRA

Trilhas do Mestre Álvaro

O Mestre Álvaro é o ponto mais alto da região metropolitana, com mais de 800 metros de altitude. As trilhas exigem preparo físico, mas recompensam com cachoeiras escondidas e vistas cinematográficas. A vegetação varia entre mata fechada e campos rupestres. O acesso é pelo bairro São Marcos ou por Caçaroca. Vale ressaltar que não é recomendado para crianças pequenas. Use tênis de trilha e leve repelente. Agências locais oferecem guias especializados.

Que tal curtir as quedas d'água e piscinas naturais do Mestre Álvaro, na Serra?
Que tal curtir as quedas d'água e piscinas naturais do Mestre Álvaro, na Serra? Crédito: Samy Ferreira/TV Gazeta

Rotas de Agroturismo da Serra

A Serra se destaca por suas rotas de agroturismo que combinam gastronomia, cultura e natureza. São propriedades familiares com produção de café, mel, pães caseiros, hortas orgânicas, além de cafés coloniais, passeios a cavalo e venda de produtos artesanais.

Ideais para casal ou família, os circuitos mais famosos são o Guaranhuns, Pitanga, Muribeca, Chapada Grande e o Circuito das Águas e o Circuito Putiri. A maioria delas tem entrada gratuita, e os produtos têm preços acessíveis. Agende com antecedência, principalmente em feriados.

Pratos do Festival da Tilápia, realizado na Lagoa Juara, em Jacaraípe, na Serra
Pratos do Festival da Tilápia, realizado na Lagoa Juara, em Jacaraípe Crédito: Facebook/Associação de Pescadores da Lagoa do Juara

GUARAPARI

Parque Estadual Paulo César Vinha

Um dos tesouros naturais mais importantes do Espírito Santo, o Parque Estadual Paulo César Vinha fica entre Guarapari e Setiba. O local protege uma rica área de restinga, com lagoas e praias quase intocadas, sendo um verdadeiro santuário ecológico.

Vista aérea do Parque Paulo César Vinha, com destaque para a Lagoa de Caraís e a vegetação de restinga
Vista aérea do Parque Paulo César Vinha, com destaque para a Lagoa de Caraís e a vegetação de restinga Crédito: Karolilna Gazoni I Iema

Um dos grandes atrativos é a famosa Lagoa da Coca Cola, conhecida por suas águas escuras e límpidas devido à vegetação ao redor - perfeita para um banho refrescante. A entrada é gratuita e o espaço conta com centro de visitantes, banheiros e trilhas bem sinalizadas

Buenos Aires

Com cachoeiras incríveis, como a do "Barbudo", córregos de águas cristalinas e vistas panorâmicas das montanhas capixabas, Buenos Aires é um convite para quem quer ir além da praia e descobrir um lado mais sereno e autêntico de Guarapari - e com clima mais ameno.

Cachoeira de Buenos Aires atrai muitos visitantes todos os finais de semana
Cachoeira de Buenos Aires ou Cachoeira do Barbudo atrai muitos visitantes todos os finais de semana Crédito: Carlos Palito

Localizado na região serrana do município, o local é formado por pequenas propriedades rurais - muitos produtores abrem suas portas para visitas, oferecendo produtos artesanais como queijos, doces, licores e cafés. Diferente do famoso litoral da cidade, ali o ritmo desacelera e o ambiente convida à contemplação da natureza e à conexão com a vida no campo.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação