Administrador / [email protected]
Publicado em 6 de junho de 2023 às 14:46
- Atualizado há 2 anos
Com a chegada das primeiras baleias-jubarte no litoral do Espírito Santo, está oficialmente aberta a temporada de turismo de observação 2023. Entre junho e outubro, os interessados em contemplar o espetáculo das gigantes do mar em águas capixabas podem agendar passeios com quatro agências credenciadas no Estado (veja a lista e os contatos no fim da matéria).
Em média, as expedições duram seis horas e custam entre R$ 349 e R$ 379 por pessoa. Os passeios saem na parte da manhã da sede do projeto Baleia Jubarte ou do píer, na Enseada do Suá, e podem ser realizados tanto nos finais de semana e feriados quanto em dias úteis — a depender da disponibilidade da agência.
Como forma de incentivar a educação ambiental e promover um turismo responsável a bordo, os passeios sempre são acompanhados por, pelo menos, um guia e um pesquisador do projeto.
Na temporada de 2022, mais de 30 mil baleias passaram pela costa do Brasil. Todos os anos, as espécies utilizam a mesma rota para cumprir dois ciclos importantes. No outono, os animais saem da Antártica, onde se alimentam, e cruzam o oceano para se reproduzirem em águas mais amenas das zonas tropicais, como é o caso do Espírito Santo.
Por aqui, ocorre o acasalamento, nascimento dos filhotes e período de amamentação. Além das jubartes, com sorte, também é possível avistar golfinhos durante o passeio.
“As jubartes vem ao nosso litoral entre os meses de junho a outubro para acasalar e, somente em novembro, elas retornam para as águas subantárticas. Com o trabalho de conservação ambiental e sensibilização promovido pelo Projeto conseguimos tirar esse animal fantástico do risco de extinção e tornar a observação dos mesmo uma forma de turismo ecológico, gerar renda e empregos sem prejudicar a fauna marinha", destaca Paulo Rodrigues, coordenador do Projeto no Espírito Santo.
Para comemorar a temporada 2023, no dia 16 de junho será inaugurada a mais alta réplica de salto de baleia jubarte do Brasil, no espaço do Projeto Baleia Jubarte, na Enseada do Suá. O monumento com 12 metros de altura contou com a participação de artesãos experientes, incluindo o artista Gildo de Alfaia da Silva.
O evento contará a apresentação musical do Instituto Serenata da Favela, a partir das 8h30.
*Com informações da assessoria de imprensa do Projeto Baleia Jubarte Vitória
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta