Trancoso: destino na Bahia tem praias, boa gastronomia e resort de luxo

Destino badalado, Trancoso guarda boas surpresas durante todo o ano. O turista pode aproveitar as praias, a diversidade na gastronomia e muitas mordomias

Vitória
Publicado em 04/10/2022 às 10h32
Quadrado em Trancoso

O Quadrado tem o cartão-postal mais famoso da região: a Igreja de São João Batista, com um mirante e o mar ao fundo. Crédito: Shutterstock

Tinha chovido forte na Bahia nos oito primeiros dias de setembro. Dentro do carro, enquanto trafegamos na BA-001, o motorista baiano me tranquiliza: "Que sorte. Depois de tantos dias, o sol voltou a aparecer no paraíso". Paraíso, entre outras palavras, é como Trancoso, distrito de Porto Seguro, é chamado.

Paraíso tropical desenhado com requinte de detalhes, Trancoso tem praias desertas, mar verdinho, arte e uma vila com restaurantes e muitas lojinhas. E foram justamente essas características que fizeram o local virar point de celebridades internacionais, como Naomi Campbell, Beyoncé e príncipe Harry, que já descansaram por lá. 

Trancoso foi descoberta por hippies nos anos 1970 e ao longo do tempo ganhou fama no litoral sul da Bahia. O Quadrado, pedaço mais concorrido da cidade, com as casinhas coloridas, chama a atenção. O lugar parece um campo de futebol, todo gramado. E tem o cartão-postal mais famoso da região: a Igreja de São João Batista, com um mirante e o mar ao fundo. 

Durante quatro dias, aproveitamos praias (quase) desertas, falésias, mordomias e uma gastronomia de deixar qualquer um com água na boca. Sim, o mar é incrivelmente esverdeado, às vezes com ondas, o pôr-do-sol é colorido, e as falésias arrematam o cenário de cartão-postal. Nada mal, já que a dificuldade fica entre escolher a praia ou a piscina do resort; a fruta da sua caipirosca, o vinho preferido ou por onde começar a descobrir os encantos do Sul da Bahia. 

Quadrado em Trancoso

O Quadrado é pedaço mais concorrido de Trancoso, com as casinhas coloridas. Crédito: Shutterstock

Lojas e restaurantes cercam o Quadrado de Trancoso, que fica mais badalado durante a noite. É ali que encontramos, além dos artesanatos locais, as principais grifes do país, inclusive a moda produzida no Espírito Santo. A The Store, conhecida por suas roupas de linho, abriu uma loja no verão passado, em parceria com a Banana Pink Lingerie. 

Ali também é o endereço para os apaixonados pela boa gastronomia. O Favoritto é um dos restaurantes mais concorridos. No cardápio, os frutos-do-mar ganham destaque. Entradinhas, pratos principais e sobremesas compõem o cardápio, que conta com diversas opções de drinques. Abre a partir das 17 horas e é necessário fazer reserva. 

Restaurantes no Quadrado, em Trancosom

Restaurante Favoritto Trancoso
Restaurante Favoritto Trancoso. Reprodução @Favorittotrancoso
Prato do Favoritto Trancoso
Prato do Favoritto Trancoso. Reprodução @Favorittotrancoso
Lula no Favoritto Trancoso
Lula no Favoritto Trancoso. Reprodução @Favorittotrancoso
Refeição do Capim Santo
Refeição do Capim Santo. Reprodução @Capimsantotrancoso
Sobremesa do Capim Santo
Sobremesa do Capim Santo. Reprodução @Capimsantotrancoso
Refeição do Capim Santo
Refeição do Capim Santo. Reprodução @Capimsantotrancoso
Refeição do Capim Santo
Refeição do Capim Santo
Refeição do Capim Santo
Refeição do Capim Santo
Refeição do Capim Santo
Refeição do Capim Santo

Já o Capim Santo, de Sandra Marques e Fernando Leite, aposta em ingredientes brasileiros e receitas originais a base de peixes e frutos-do-mar. O Restaurante Zukka, localizado cerca de 10 minutos andando a partir do Quadrado, serve comida num preço justo. No cardápio tem peixe, frango a milanesa, carne e fritas. É ideal para o almoço no pós-praia.

Trancoso sempre tem novidades. Umas das mais novas é a loja Mais é Mais, que a cantora Vanessa da Mata abriu no começo do ano. O espaço é especializado em mobiliário brasileiro, com peças que custam a partir de R$ 100. A curadoria é feita pela própria cantora. 

Já as praias são um espetáculo a parte. Com piscinas naturais, a Praia do Espelho, é considerada uma das mais bonitas do Brasil. O nome é devido à transparência da água do mar, que reflete a paisagem como um espelho cristalino. Suas águas são quentes e o mar é calmo. O acesso é feito por uma estrada de terra até um estacionamento que há no local. O restante do percurso até a praia é feito a pé. 

Praia do Espelho, em Trancoso

A Praia do Espelho é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Crédito: Shutterstock

A dos Nativos é a mais agitada e conta com restaurantes e clubes de praia. A Praia dos Coqueiros é protegida pelo Rio Trancoso e por um manguezal, que impede a passagem de carros. Já a do Taípe é mais deserta e está situada ao pé de enormes falésias, as que dão um charme único ao local.

TUDO LIBERADO

 Club Med Trancoso

O Club Med Trancoso foi construído em uma praia deserta, no alto de um trecho de falésias. Crédito: Divulgação Club Med Trancoso

Há diversas opções de hospedagem. O Club Med Trancoso é um resort all-inclusive (tudo incluído na diária) na praia do Taípe, localizado entre Trancoso e Arraial d'Ajuda. Restaurante de várias especialidades, piscina, academia e um beach club particular são algumas das atrações do complexo. Após 20 anos, o empreendimento passou por uma grande reforma em que foram investidos R$ 55 milhões.

"Em setembro de 2020, reabrimos as portas após uma reforma importante em nossa infraestrutura, com a renovação de todos os quartos das categorias superior e deluxe e do restaurante principal, que conta agora com uma adega. Além disso, o Bloco Familiar é a nova categoria de acomodações do resort, destinado a famílias, sendo 30 novos quartos com espaço, design, localização e serviços pensados estrategicamente para esse público", conta Janyck Daudet, CEO do Club Med para América do Sul. Também foi ampliada a oferta de serviços Premium All Inclusive, que passou a contar também com aulas de ioga, guiadas por profissionais capacitados e instrutores profissionais.

A reforma foi realizada pelo escritório da arquiteta Patrícia Anastassiadis, que conta com trabalhos em países como os Estados Unidos, a Grécia, a Espanha, Portugal e na região do Caribe, além do Brasil. Materiais como palha e sapê decoram os ambientes. Sofás e cadeiras butterfly estão espalhados pelo resort para o descanso no pós-praia. Luminárias de palha trazem um clima 'chique despretensioso'. 

Club Med Trancoso: mordomia para os clientes na Bahia

 Club Med Trancoso
Club Med Trancoso. Divulgação Club Med Trancoso
Quarto do Club Med Trancoso
Quarto do Club Med Trancoso. Divulgação Club Med Trancoso
Ioga no  Club Med Trancoso
Ioga no Club Med Trancoso. Divulgação Club Med Trancoso
Beach Tênis no Club Med Trancoso
Beach Tênis no Club Med Trancoso. Divulgação Club Med Trancoso
Restaurante no Club Med Trancoso
Restaurante no Club Med Trancoso. Divulgação Club Med Trancoso
Restaurante no Club Med Trancoso
Restaurante no Club Med Trancoso
Restaurante no Club Med Trancoso
Restaurante no Club Med Trancoso
Restaurante no Club Med Trancoso

São duas categorias de hospedagem: deluxe e superior, ambos com quarto família. Na primeira, são 60 quartos, que mixam o mobiliário rústico com cores quentes, proporcionando uma atmosfera tranquila, com conforto. Já na superior, são 190 quartos, decorados de forma discreta e elegante, destacando o artesanato local.

No bloco família são 30 novos quartos com espaço, design, localização e serviços pensados estrategicamente para acomodar famílias

Som na piscina, bufês fartos, gincanas e crianças entretidas pelos monitores. O que não falta é entretenimento. Tem aula de trapézio, de beach tênis, aulas fitness, vôlei e passeio de bicicleta. A grande dúvida do hóspede é escolher entre a piscina ou a praia, que é particular.  Para descer até a praia do Taípe, o hotel construiu um elevador todo de vidro, com direito ao visual das falésias.  Outra opção para a chegada é pela escada de madeira. Lá, um bar atende os hóspedes e as bebidas chegam a todo o momento. Tem caipirosca de frutas, espumante, drinques, vinhos e alguns petiscos para passar o dia na espreguiçadeira debaixo do guarda-sol.  

COMIDA BOA

As refeições no resort são fartas, variadas e bem apresentadas. Elas acontecem no restaurante principal, com um pé de direito muito alto e teto de madeira. O bufê é oferecido de forma circular e o hóspede percorre as ilhas onde a comida é servida por um cozinheiro. No café da manhã, tem frutas, pães, tapiocas e muito mais. No almoço ou jantar, são diversas opções que mudam a cada dia. Peixe grelhado ao molho de champanhe, arraia com alcaparras, risoto de camarão com lagosta, filé mignon em crosta de ervas finas ao molho barbecue, acarajé, bobó de frutos-do-mar e muito mais.  Na sobremesa, há opções de sorvete artesanal, pudim, cocada e torta de chocolate com doce de leite. Não deixe de experimentar a pavlova de frutas. 

Gastronomia no Club Med Trancoso

Acarajé
Acarajé. Guilherme Sillva
Ceviche
Ceviche. Guilherme Sillva
Copa de lombo ao molho de alho
Copa de lombo ao molho de alho. Guilherme Sillva
Bobó de frutos do mar
Bobó de frutos do mar. Guilherme Sillva
Pavlova de frutas, sobremesa do Club Med Trancoso
Pavlova de frutas, sobremesa do Club Med Trancoso. Guilherme Sillva
Sobremesa de chocolate
Sobremesa de chocolate. Guilherme Sillva
Sobremesa de chocolate
Sobremesa de chocolate
Sobremesa de chocolate
Sobremesa de chocolate
Sobremesa de chocolate
Sobremesa de chocolate

Além do restaurante principal, o resort também tem um a la carte, o Lua. "É o menor e mais intimista restaurante de especialidades, com um ambiente acolhedor e intimista, que abre para o jantar durante algumas noites na semana. Ele faz parte do All Inclusive Club Med e é o local ideal para uma noite agradável com a família ou com pessoas queridas. Para jantar no Lua, o hóspede tem que reservar previamente", diz Janyck Daudet.

Na Bahia, o turista não tem pressa. Acorda tarde, aproveita a diversidade da gastronomia, bebe alguns drinques e ainda fica bronzeado. E, todo fim de tarde, se encanta com o espetáculo do sol. Você fica ali, sentado numa espreguiçadeira ou à beira da falésia num cercadinho de madeira, contemplando o céu e com o visual colorindo seus olhos. E se chover, lembre-se, o sol sempre volta a aparecer no paraíso. 

*O repórter viajou a convite do Club Med Trancoso

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Bahia Turismo
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível