Administrador / [email protected]
Publicado em 24 de maio de 2024 às 16:00
Você sabia que o Espírito Santo tem uma praia naturista? Se não sabe, HZ te conta! A praia fica localizada em Barra Seca, Linhares, no Norte do Estado, ela é a única nesse estilo no ES. Ficou curioso para saber como funciona? Já te adianto que, sim, é preciso ficar nu!
Para acessar a praia naturista é preciso atravessar o Rio Ipiranga de barco. No local há um barqueiro que realiza a travessia. A área da praia possui 200 metros e recebe casais, pessoas solteiras e até mesmo famílias. E é preciso seguir as regras do código de ética da Federação Brasileira de Naturismo.
De acordo com a Congregação Naturista do Espírito Santo, a praia recebeu cerca de 1.500 visitantes no ano passado.
Praia naturista de Barra Seca
A partir de Linhares, siga pela BR 101 até Pontal do Ipiranga. Lá, pegue à direita do trevo de Pontal e siga até chegar a Barra Seca. Depois de Pontal do Ipiranga, a estrada é de chão. Placas pelo caminho indicam a orientação.
Esse tipo de praia é conhecido pelo senso comum como "praia de nudismo", porém os adeptos defendem que há uma diferença conceitual entre naturismo e nudismo.
"O nudismo é aquela questão de você tirar a roupa e muito mais pela exibição ou simplesmente porque é o momento. Por exemplo, uma pessoa sai para um lugar onde não tem ninguém e tira a roupa e toma banho, não tem nada a ver com naturismo, entende? Isso é nudismo. Mas, tem hora que você tem um momento especial junto a área própria que você possa ficar à vontade, receber pessoas com o mesmo conceito e ali nós temos uma mudança social e conviver como quem convive em qualquer área", contou Márcio Braga, que é o fundador da praia de naturismo de Linhares.
A praia é uma área naturista independente de eventos, ou seja, você pode ir a qualquer momento. Além disso, não é necessário estar em grupo ou sequer acompanhado. Nesse sentido, existem áreas específicas para quem está indo pela primeira vez e para associados, casais e famílias. No local, não é permitido vendedores, então é preciso levar o que for ser consumido.
Também é permitido acampar. Lá existe uma estrutura completa com cozinha, chuveiros, geladeira, churrasqueira, água doce, sombreiros e bancos. Porém, para quem não curte dormir ao livre, próximo à praia há opções de pousadas.
Não é preciso fazer parte de grupos ou associações para frequentar o espaço naturista. As estruturas da praia são mantidas por meio de doações e festas beneficentes.
Sim, é preciso ficar nu. Claro que ninguém pode te obrigar, porém os frequentadores pedem para as pessoas que não se sentirem confortáveis se retirarem.
Sim! As fotos são permitidas mediante o consentimento de quem será fotografado. É proibido fotografar ou filmar sem permissão. É comum para os adeptos do naturismo, tirar fotos de costas e com os braços para cima.
* Com informações da CBN Vitória
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta