Administrador / [email protected]
Publicado em 13 de julho de 2022 às 16:47
A partir desta semana, as visitas ao Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, deverão ser agendadas pelo portal Agenda ES, do Governo do Estado. O agendamento é necessário tanto para visita às trilhas e piscinas naturais quanto para escalada ao topo da Pedra Azul.
Para marcar um horário, basta acessar agenda.es.gov.br, escolher entre “Visitação aos parques estaduais – Parque Estadual da Pedra Azul” ou “Escalada nos parques estaduais – Parque Estadual da Pedra Azul” e selecionar o dia e horário que deseja ir ao parque. O governo ressalta que só é possível agendar uma pessoa por vez e que os agendamentos podem ser alterados em caso de chuva.
O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 16 horas, porém o acesso às trilhas só é permitido até as 14 horas. O limite diário é de 150 pessoas para as trilhas e 21 para a subida na pedra. Além disso, para a escalada, é preciso que a pessoa tenha experiência ou contrate um guia especializado.
O Parque possui um circuito de trilhas autoguiadas (percurso sinalizado sem a necessidade de guias) que permite conhecer atrativos como: mirantes, piscinas naturais, formações rochosas, vegetação e animais silvestres. O visitante é livre para escolher realizar o circuito completo ou o circuito parcial.
A Pedra Azul, com 1.822 metros de altitude, junto com a Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude, e a Pedra do Lagarto, formam um belíssimo conjunto rochoso granítico, que além de ser um dos cartões postais do Estado é também considerado um patrimônio geológico brasileiro e fazem parte do Parque Estadual da Pedra Azul. A origem do nome Pedra Azul é devido a presença de líquens na rocha que lhe dão tons azulados quando avistada ao longe. Mas, de acordo com a época do ano e a incidência solar, a rocha pode ganhar cores com tonalidades que vão do laranja ao rosa.
Esta área onde está o conjunto rochoso de Pedra Azul, devido a sua beleza cênica e biodiversidade, além da ameaça de quase ter sido minerada para a construção da BR-262, foi declarada no decreto nº 312 de 31 de outubro de 1960 como Reserva Florestal de Pedra Azul, tornando-se uma área protegida. Em 1991, foi nomeada para Parque Estadual da Pedra Azul.
Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se uma variedade de orquídeas, bromélias, ingás, cedros, ipês, canelas, entre outras. Com sorte e silêncio, alguns representatens da fauna podem ser avistados nas trilhas, como tatus, veados, iraras, arapongas, macacos barbados (bugios), saguis, serpentes, entre outros. Espécies ameaçadas de extinção também ocorrem no Parque, mas são mais difíceis de avistar, como a onça parda, o sagui-da-serra, o tamanduá-mirim, entre outros.
Este é um dos Parques mais visitados no Estado, principalmente, no período de inverno, quando os visitantes vão em busca do clima frio e das belíssimas paisagem das montanhas. Por este motivo, para evitar a aglomeração de pessoas e possíveis impactos na natureza e nas estruturas de visitação, assim como na experiência e segurança dos visitantes, o Parque atualmente possui um limite máximo de 150 pessoas por dia para acesso às trilhas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta