Administrador / [email protected]
Administrador / [email protected]
Publicado em 5 de janeiro de 2023 às 11:26
A partir desta sexta-feira (6), Vitória inicia sua programação de verão. Uma arena localizada em frente ao antigo Hotel Aruan, na Praia de Camburi, vai receber muita música, esportes, artesanato, serviços e gastronomia.
A Arena Verão contará com uma área esportiva, palco com diversos shows, além de espaços para gastronomia, exposição de artesanato e até mesmo oferecimento de serviços municipais e de apoio ao turista. Destaque para as apresentações de Tatau (ex-Araketu), Jammil e Alemão do Forró, todos com entrada franca.
"Temos atrações capixabas e nacionais de todos os estilos, para todos os públicos", disse o prefeito Lorenzo Pazolini, durante coletiva na manhã desta quinta-feira (5).
No encontro, o prefeito e sua equipe deram mais detalhes do espaço e da programação. A área gastronômica, por exemplo, contará com 15 estandes oferecendo comidas típicas, lanches, sorvetes e chope artesanal, comportando aproximadamente 600 pessoas.
Cinco expositores vão apresentar seus trabalhos no local, que fica disponível até o dia 29 de deste mês. A arena ainda contará com um balcão de informações para o turista e espaço dedicado à leitura.
"Vamos ter um stand na área de gastronomia com ênfase na parte de leitura e literatura. Além disso, teremos atividades artísticas, como oficinas de pintura no sábado (7) pela manhã. No segundo final de semana, teremos oficina de leitura e contação de histórias. E a novidade é que qualquer pessoa poderá fazer o uso de óculos com realidade virtual, levando por uma viagem pela história de Vitória", destaca Luciano Gagno, secretário Municipal de Cultura.
Na parte esportiva, a Arena Verão 2023 terá vôlei de praia, beach tennis e futebol de areia. Na sexta (6), já acontece uma etapa de volêi com atletas da melhor idade.
A partir de segunda (9), a Copa Vitória de futebol de areia toma conta da arena com jogos até o dia 26. "O beach soccer é uma competição tradicional que vamos fazer na arena de verão. Somos referência no esporte com vários jogadores daqui que se destacaram nacionalmente", destaca Sandro Parrine, secretário Municipal de Esportes.
Paralelamente, a etapa estadual de beach tennis ocupa o local na próxima semana, nos dias 14 e 15. Além disso, a programação ganhará um dia de inclusão (27 de janeiro) com portadores de necessidades especiais podendo praticar o esporte.
Não podemos esquecer do circuito funcional e ginástica aeróbica, que vai acontecer diariamente das 17h às 19h50. A programação esportiva encerra com o campeonato brasileiro feminino de futevôlei nos dias 28 e 29.
A prefeitura ainda se propõe a levar os serviços da Casa do Cidadão, do Sine e do Procon de Vitória para a arena. No local, as pessoas poderão tirar dúvidas sobre consumo, além de procurar vagas de emprego ou se inscrever em cursos de qualificação. Atualmente, o Sine conta com mais de mil vagas de trabalho e 115 vagas em sete cursos que vão de progamador de sistemas a confeiteiro, garante o órgão.
A Prefeitura de Vitória ainda garantiu que haverá uma maior estrutura para receber os turistas e munícipes em toda a orla. Assim, 50 banheiros químicos serão instalados em toda a extensão de praias da Capital, sendo 20 só na arena.
60 lixeiras de concreto serão instaladas na areia e 100 papeleiras de polietileno estarão espalhadas pelo calçadão. Para completar, a limpeza deverá ser reforçada com a ajuda de varredeiras mecanizadas trabalhando tanto no calçadão como na areia e ciclovias.
"Fizemos uma programação extensa em que todos os sábados e domingos de janeiro vai acontecer o projeto Praia Limpa, com mais de 200 pessoas envolvidas. Incluímos as orlas de São Pedro, Santo Antônio e Jesus de Nazaré em que trabalharemos a conscientização de temas como descarte correto do lixo", diz a subsecretária de Meio Ambiente, Cristiane Stein.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta