Fernanda Montenegro completa 95 anos na próxima quarta-feira (16). Crédito: Divulgação
Uma das maiores atrizes da história da televisão e do cinema brasileiro, Fernanda Montenegro está prestes a completar 95 anos de idade na próxima quarta-feira (16). Para comemorar, a TV Globo prepara uma homenagem, que irá ao ar um dia após o aniversário (17), depois da novela Mania de Você.
De acordo com a emissora, o Tributo “repassa acontecimentos importantes como a fundação da Companhia Teatro dos Sete – da qual também faziam parte Fernando Torres, Sergio Britto e Ítalo Rossi, além do diretor Gianni Ratto, em 1959, e sua atuação como Dora em ‘Central do Brasil’ (1998), de Walter Salles, que lhe rendeu a indicação para o Oscar de melhor atriz no ano seguinte”.
CURIOSIDADE: QUAL O NOME VERDADEIRO DA ATRIZ?
Grande parte dos brasileiros acredita que seu nome de registro seja o mesmo que o artístico, mas não. O nome verdadeiro de Fernanda Montenegro é Arlette Pinheiro Esteves. A grande dama do teatro no Brasil adotou “Fernanda”, porque, segundo ela, tinha um ar de romance do século XIX. Já o “Montenegro” foi a forma que ela encontrou para homenagear um médico da zona Norte do Rio que atendia aos pobres gratuitamente.
CARREIRA
Com uma trajetória de sucesso e consolidada, Fernanda Montenegro começou sua carreira no rádio, na década de 1950.
Foi a primeira latino-americana e a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por seu trabalho em Central do Brasil (1998). Fernanda também foi a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz pela atuação em Doce de Mãe (2013) e a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras, em 2021, se tornando uma "imortal".
A obra cinematográfica mais aguardada do momento que tem sua participação é "Ainda Estou Aqui". O filme é dirigido por Walter Salles, e estrelado por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que interpretam Eunice Paiva em diferentes fases da vida. A obra também conta com atuação de Selton Mello no papel de Rubens Paiva.
O filme foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2025 e está previsto para lançamento no país no dia 7 de novembro.
*André Borghi é aluno do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo foi editado pela editora Marcella Scaramella.
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível