Administrador / [email protected]
Publicado em 23 de julho de 2022 às 13:42
Em turnê pelo Canadá e Estados Unidos, Bebel Gilberto protagonizou um momento polêmico no show que apresentou na última terça-feira (19), na Califórnia. Ao receber uma bandeira do Brasil de uma pessoa da plateia, a cantora a joga no chão e começa a sambar em cima. Os gestos também remetem ao movimento de quem está usando o pavilhão como pano de chão - pelas imagens, cabem as duas interpretações.
"Desculpe fazer isso. Mas... (acham que) eu estou feliz de ser brasileira ou não?", diz, em inglês. Ouvem-se alguns "Yes" e "No", além de assovios e berros vindos do público. Bebel então emenda cantando "Bananeira" e não fala mais no assunto.
O vídeo foi compartilhado por Mario Frias, ex-secretário de Cultura de Jair Bolsonaro. Na legenda, com erros de grafia e concordância, ele escreve: "Esta é Bebel Gilberto, filha do compositor João Gilberto, sobrinha de Chico Buarque. Vejam o q ela fez com a bandeira do Brasil recebida de um expectador (sic) em San Francisco (...). Essa gente não sente nada pelo Brasil. Gostam apenas de se beneficiar do que o povo pode lhes proporcionar."
É uma menção de Frias à Lei Rouanet, mecanismo de captação de recursos criticado por ele e pelo bolsonarismo. A lei de incentivo à cultura, enfraquecida durante sua gestão, costuma ser classificada como "mamata" pelo ex-secretário que, no entanto, também recorreu a ela para montar uma peça. Reportagem da "Folha de S. Paulo" mostrou que tanto Frias quanto Regina Duarte, sua antecessora no cargo, fizeram uso do mecanismo que hoje atacam.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta