Administrador / [email protected]
Publicado em 9 de agosto de 2022 às 15:44
Uma família capixaba arrematou um avião, modelo Cessna 182P, utilizado na primeira versão da novela "Pantanal", exibida em 1990 pela TV Manchete. O médico Floriano Schwanz Filho, de 56 anos, contou para HZ que não sabia que o PT-JOI - prefixo da aeronave - teria feito parte da trama.
“Nós não sabíamos que ele tinha sido um ‘integrante’ de Pantanal. Achamos muito interessante e engraçado quando descobrimos. Eu lembro que a gente começou a procurar os capítulos em que ele aparecia (risos). O capítulo 59 é um de que me recordo bem, era o avião do Joventino, o filho do fazendeiro que namorava a Juma”, revelou Floriano.
O avião foi utilizado para a primeira aula de voo de Jove, vivido por Marcos Winter na trama de 1990. A cena mencionada por Floriano pode ser conferida abaixo a partir do minuto 32.
A história da aquisição inusitada começou quando Floriano e sua família decidiram trocar o avião ultraleve que tinham por uma aeronave homologada - com certificação na Aviação Civil.
Após muita pesquisa, o capixaba disse que ficou sabendo da venda do PT-JOI durante uma conversa em um aeroclube. Mas adquirir a aeronave de 1974 não foi tão fácil assim. O antigo dono queria vender apenas para quem fosse cuidar bem dela.
“Nós tínhamos um ultraleve e decidimos ir para um homologado, que fosse maior e melhor. Em uma conversa de aeroclube, eu soube que esse avião estava sendo vendido pelo dono, mas que ele só iria vender para alguém que gostasse e soubesse que iria cuidar bem. E quando ele nos conheceu, decidiu vender pra gente”, contou.
Após adquirir a aeronave, Floriano e sua família - que é toda ligada à aviação - não reconheceram o avião da novela. Na verdade, o PT-JOI era branco, marrom e amarelo na época da primeira versão de Pantanal.
Atualmente, o avião tem as cores branco, azul e prata. Segundo o médico, foi durante uma revisão dos equipamentos que a coincidência acabou sendo descoberta.
“Durante uma revisão do avião, estávamos vendo os documentos e uma pessoa disse que era o mesmo da novela Pantanal. Na hora, fomos atrás do prefixo - que é a identidade da aeronave - para saber se era mesmo. E para a nossa surpresa, tínhamos comprado o mesmo avião. Nossos amigos pilotos ficam doidos quando assistem os capítulos”, frisou Floriano.
De acordo com o médico, no avião de 47 anos cabem até quatro pessoas e ele "está melhor do que muitas aeronaves de 2010 e 2015". Atualmente, Floriano revelou que costuma voar tanto por hobbie quanto a trabalho. Além dele, o filho também é piloto e viaja pela Região Norte do Espírito Santo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta