Ed Sheeran comparece à segunda audiência por suposto plágio em 'Shape of You'

Compositores Sami Chokri e Ross O'Donoghue acusam cantor de ter copiado refrão da música ‘Oh Why’, interpretada por Chokri

  • Rafael Nascimento, especial para o Estadão
Publicado em 08/03/2022 às 09h53
Ed Sheeran se apresenta no MTV EMA 2021, em Budapeste, na Hungria

Ed Sheeran participou da segunda audiência sobre os direitos autorais do mega hit Shape of You. Crédito: Reuters/Folhapress

O cantor Ed Sheeran participou nesta segunda-feira, 7, em Londres, da segunda audiência sobre os direitos autorais do mega hit Shape of You, que acumula mais de 3 bilhões de reproduções no Spotify.

A música foi ainda a mais vendida do mundo em 2017. No processo, o artista é acusado de plagiar partes da música Oh Why, lançada em 2015, pelos compositores Sami Chokri e Ross O'Donoghue.

A música faz parte do álbum Solace de Chokri, que usa o nome artístico Sami Switch. Os músicos alegam que o refrão de Shape Of You, na parte "oh I, oh I, oh I, oh I", foi retirado do refrão de Oh Why, que diz: "oh why, oh why, oh why, oh".

De acordo com o site The Mirror, o advogado dos compositores declarou que Sheeran "pega emprestadas ideias e as coloca em suas músicas" e que "às vezes ele reconhece, mas às vezes não [...] depende de quem você é e se ele acha que pode se safar".

Já os advogados de defesa do cantor britânico disseram ao Supremo Tribunal que o artista e os coescritores creditados em Shape Of You não se lembram de terem ouvido a música Oh Why antes da batalha legal e "negam veementemente as alegações de cópia".

Em maio de 2018 Sheeran e seus coautores da música, Steven McCutcheon e John McDaid, pediram ao Supremo Tribunal que declarasse que não infringiram os direitos autorais de Chokri e O'Donoghue.

Dois meses depois, os compositores de Oh Why iniciaram o processo legal. O julgamento sobre a disputa dos direitos autorais deve durar três semanas.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Famosos Justiça Londres Música
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível