Taylor Swift . Crédito: Reuters/Folhapress
A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve sentença que condenou a TF4 Entretenimento, empresa de eventos, a restituir valor pago por consumidor que comprou dois ingressos para show da cantora Taylor Swift, cancelado por conta da pandemia da covid-19. O reembolso será no valor de R$ 1.846, atualizado pelo IPCA-E (que segue a mesma metodologia de cálculo do IPCA, mas é trimestral) a partir do desembolso.
A empresa argumentou que, uma vez que o show foi cancelado, foi oferecido crédito no mesmo valor ao consumidor. Porém, na avaliação do juiz, a restituição é cabível, já que não há notícia de futura remarcação para o evento que ocorreria em São Paulo. Além disso, o show contratado pelo consumidor era de apresentação de artista específica e de renome internacional.
"A apresentação da artista foi a causa determinante para a compra dos ingressos pela parte autora, que não demonstrou interesse em outros eventos, de modo que se aplica ao caso a norma do art. 2º, § 6º, da Lei 14.046/2020?, escreveu o julgador
Dessa forma, o colegiado considerou que o show comprado tinha "caráter personalíssimo", e não seria correto impor ao consumidor que utilize o valor pago para eventos diferentes daquele de seu interesse.
"A lei 14.046/2020, modificada pela lei 14.186/2021, dispõe em seu artigo 2º, o § 6º, que o fornecedor deverá restituir o valor recebido até 31 de dezembro de 2022, de modo que a sentença não merece qualquer reparo", concluíram os julgadores. (Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal)
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível