Repórter do HZ / lcheluje@redegazeta.com.br
Publicado em 5 de julho de 2023 às 10:04
- Atualizado há 2 anos
Uma das vozes mais potentes da MPB - chegou a ganhar um Grammy Latino em 2008, na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, com "Sim" -, Vanessa da Mata é uma das atrações mais esperadas do Fest Gastronomia, maior encontro gastronômico do Estado que acontece de sexta (7) a domingo (9), na área de eventos do Clube Álvares Cabral, em Vitória.
Na apresentação para os capixabas, a talentosa mato-grossense de 47 anos traz um pouco do novo trabalho, "Vem Doce", sétimo disco de carreira que marca vinte anos de jornada, um álbum robusto e que conta com faixas emblemáticas, como "Foice", que celebra religiões de matriz africana. "Estou muito animada para levar esse novo repertório para Vitória", diz a cantora.
Claro que, toda vez que conversamos com Vanessa, nos vêm em mente composições como "Ai, Ai, Ai..." (confira vídeo abaixo), ''Ainda Bem'', "Nossa Canção", trilha sonora da novela "Celebridade", "Não Me Deixe Só", que estoura nas pistas com o remix de Ramilson Maia, e "Onde Ir", da novela "Esperança".
E sim, podem ficar tranquilos, pois a artista deve relembrar esses e outros sucessos no palco do Fest Gastronomia, em performance que rola no sábado (8), no palco FEST, um dos espalhados pelo encontro. "Esse é um show que traz muitas faixas do álbum novo, além das minhas clássicas revisitadas e rearranjadas", explica.
Abaixo, confira trechos da conversa e, claro, garanta seu ingresso para conferir o show artista - e várias outras atrações musicais e culinárias - nos três dias de Fest Gastronomia. Em tempo: nesta matéria caprichada de HZ, você se informa sobre tudo o que vai rolar na festança.
Estou muito animada! Adoro as receitas capixabas e sou muito fã da moqueca. Já estou pensando no lanche após o show (risos)...
Tenho minhas receitas e pratos que aprendi ao longo da vida, mas amo experimentar coisas novas! É uma das melhores partes de estar sempre na estrada, conseguimos ter acesso a muitas culturas e comidas maravilhosas.
Existem momentos para as duas, ainda bem.
Sim, com certeza. Esse é um show que traz muitas faixas do álbum novo, além das minhas clássicas revisitadas e rearranjadas. Estou muito animada para levar esse novo repertório para Vitória.
Como cronista que sou, sempre há uma história a ser contada, uma música a ser escrita. É muito gostoso receber o reconhecimento do mercado, mas é a conexão com o público que faz o trabalho ter sentido. Ver minhas letras fazendo parte da vida das pessoas sempre me motiva a continuar nesse caminho.
O tempo e a maturidade trazem coisas maravilhosas para a gente. Hoje consigo fazer meu trabalho, minha arte e entender como separar a Vanessa cantora da Vanessa da vida pessoal.
Essa música fala do sincretismo, dessa multiplicidade de religiões brasileiras, o psicólogo e sustentador dos aflitos. Essa música é um "afrobeat" e tem essa ideia de abordar erros e angústias dos mais desejosos e, ao mesmo tempo, pedir forças para que esses erros não roubem mais tanto do nosso equilíbrio, harmonia e saúde cotidianos. É uma das minhas preferidas do álbum novo, principalmente por apontar e lutar contra esse apagamento da nossa cultura.
Vamos lançar a versão em vinil do álbum "Vem Doce" no fim do mês! O disco está lindo e já disponível em pré-venda no site da Bolachão Discos. Estou muito animada
SEXTA-FEIRA (7/07)
FEST GASTRONOMIA
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta