Leandro Karnal, 59, namora o cantor Vitor Fadul, de 27 anos. Crédito: Instagram/@leandro_karnal
Leandro Karnal, colunista do Estadão, de 59 anos, rebateu comentários homofóbicos após revelar um relacionamento de quatro anos com o cantor Vitor Fadul, de 27 anos. O historiador respondeu seguidores na publicação do Instagram na qual anunciou a união estável. Os usuários, inclusive, criticavam a diferença de idade de 32 anos entre o casal.
Uma seguidora chegou a se declarar decepcionada com Karnal por namorar um jovem rapaz - ela também criticou pessoas asiáticas. "Esse guri aí está mais para ser teu filho com manias de coreano. Nem adianta vir com esses teus argumentos, fala sério", disse ela.
A resposta do historiador foi uma pergunta retórica. Ele quis saber se ela leu a descrição de si mesma em seu perfil pessoal da rede. "O lema da sua bio [de Instagram] é cuidando da minha vida. Você escreveu mesmo? Leu?".
Outro seguidor contou que Karnal o ajudou a se descobrir ateu, mas afirmou não aceitar a orientação sexual dele. "O bom é que sua aceitação ou não só fala de você e nada de mim. Sim, você é livre para aceitar ou não. Minha vida segue igual. Apenas pense: você já se irritou com algum religioso dizendo que não aceita seu ateísmo?", rebateu o professor.
Mais uma seguidora voltou a criticar a diferença de idade entre Karnal e Fadul. "Isso deveria ser crime. Você pode ser avô do menino", disse ela. "Não ser seu pai ou avô já é um motivo bom de felicidade por hoje", disse o colunista do Estadão.
Um homem fez uma crítica similar, mas relembrou a dedicação de Karnal aos estudos. "Estudou, leu, viajou, deu tanta aula, conheceu e é conhecido pelas maiores personalidades do País. E diante da decisão mais importante da vida, você escolhe alguém com metade da sua idade? Eis aí sabedoria incoerente", escreveu.
"Se eu precisar, um dia, casar de novo, lembre-me de obter seu conselho antes. Minha meta é ter uma vida como a sua!", ironizou o professor.
Em contrapartida, ele também recebeu muitas mensagens de afeto e carinho nas redes sociais. Gabriela Prioli, Mari Palma, Vitor Di Castro, Rodney William, Bruna Lombardi e Monja Coen foram algumas das celebridades que parabenizaram o casal.
União estável
Conhecido por ser discreto, Karnal assumiu um relacionamento com o influenciador e cantor Vitor Fadul em uma publicação nas redes sociais nesta sexta-feira, 6. A assessoria do historiador confirmou ao Estadão que os dois começaram a namorar em 2019, mas oficializaram a união estável em 2022.
O professor ainda disse que não falou antes sobre o assunto por não sentir necessidade de expor sua vida pessoal. "Porém, parece haver um momento em que não declarar pode parecer concordância com preconceitos", completou ele.
Karnal é historiador, escritor, professor e palestrante. Conhecido por livros como O dilema do porco-espinho e Crer ou não Crer, escrito em parceria com padre Fábio de Melo, é membro da Academia Paulista de Letras desde 2021.
Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), ele aborda assuntos que vão de ética a religião em sua linha de pensamento. É um dos pensadores brasileiros mais reconhecidos da atualidade. Suas colunas vão ao ar sempre às quartas.
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível