• Sirleide Stinguel

    Sirleide Stinguel é especialista em sexualidade humana, pós graduada em terapia sexual na saúde e educação. Graduanda em Psicologia.

5 dicas para estimular o desejo sexual em um relacionamento longo

Publicado em 27/07/2022 às 15h12

“No começo, era sexo todo dia, não tinha hora ou lugar. Hoje é uma vez no mês e olhe lá”. Este é o dilema de várias mulheres em um relacionamento longo.

A frase muitas vezes vem como um desabafo e uma frustração de alguém, na inquietação de “será que estou fazendo algo errado? Não sou mais interessante?".

A grande questão é: o que acontece dentro dos relacionamentos que o desejo diminui ou some com o tempo?

A reclamação geralmente vem acompanhada pela insinuação de que há algo errado ou disfuncional no corpo, culpando a idade, o tempo, a falta de jovialidade. Mas será que existe mesmo um culpado?

Poderíamos culpar a rotina, os problemas do dia a dia, a economia do país, a educação dos filhos... mas no começo do relacionamento provavelmente já existiam situações estressantes como essas e tudo eram flores, não é mesmo?

ESTÍMULO

A verdade é que o desejo sexual muda sim com o tempo. Ele deixa de ser espontâneo e passa a ser responsivo, ou seja, o desejo deixa de ser guiado por uma iniciativa espontânea e passa a ter que ser estimulado, instigado, convencido.

No começo, o mistério e a novidade tornam os estímulos espontâneos, e com a perda desses estímulos precisa-se então convencer o desejo a reagir com um comando suficiente para que o cérebro entenda como desejo sexual, e assim o corpo se excite.

Desejo sexual | casal fazendo sexo

No começo de um relacionamento, a novidade torna os estímulos espontâneos. Crédito: Shutterstock

Então, você pensa: “nossa, que difícil”, mas não é! Quando compreendemos isso e começamos a colocar em prática, com a ajuda do nosso parceiro, fica muito fácil e divertido - e, para muitas pessoas, mais intenso.

A solução está em identificar dos gatilhos de desejo, dos estímulos que lhe deixam com vontade de transar, para então colocá-los todos os dias em meio às suas tarefas. Vou dar algumas dicas:

  1. 01

    TELA QUENTE

    Assista a filmes e séries com conteúdos eróticos ou sensuais, como "50 Tons de Cinza", "365 Dias", "Bridgerton", "A Vida Secreta de Zoe", "Outlander", "Life", entre outros.

  2. 02

    LEITURA APIMENTADA

    Aposte em literatura erótica, como contos, livros e sites. 

  3. 03

    NOVA PROGRAMAÇÃO

    Crie momentos de qualidade para você e seu parceiro, como "o dia do banho juntos", ou "o dia da massagem". Faça um calendário mesmo.

  4. 04

    MUDANÇA DE CENÁRIO

    Visite com seu parceiro lugares diferentes, como motéis, hotéis, praias e outros cenários que estimulem o seu desejo.

  5. 05

    BRINCADEIRAS DE ADULTO

    Crie uma caixa erótica com brinquedos sexuais, géis e adereços sensuais.

Cada pessoa tem um gatilho diferente. Liberte-se da culpa de não ter mais desejo espontaneamente e descubra um modelo que vai lhe deixar muito mais feliz e satisfeita.

A Gazeta integra o

Saiba mais
opinião Sexo
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível