Administrador / [email protected]
Publicado em 4 de maio de 2022 às 15:41
Pessoas com diabetes podem consumir bebidas alcoólicas, mas é preciso cuidado redobrado. A endocrinologista Sabrina Ribeiro França Machado explica que ao contrário do que muitos pensam, os portadores de diabetes podem consumir bebidas alcoólicas. Mas é preciso ter cuidados quanto à quantidade e ao tipo de bebida, evitando complicações relacionadas ao consumo de álcool como hipoglicemia e ganho de peso.
Hipoglicemia é quando a quantidade de açúcar no sangue cai a níveis inferiores a 70mg/dl, e a glicose, por ser a principal fonte de energia para as células. Quando a glicose está muito baixa no sangue, pode levar a ter de sintomas leves, como tonteiras, sudorese, tremores e taquicardia, até os mais graves, como confusão mental, perda da consciência, convulsões e até mesmo a morte - se a hipoglicemia for muito grave.
"Alguns estudos, inclusive, já demonstraram que o consumo leve a moderado melhora a sensibilidade a insulina, reduzindo o risco de desenvolver diabetes, assim como redução da mortalidade nos pacientes diabéticos", diz a médica.
A endocrinologista conta que quando o diabético ingere álcool com frequência, além da dependência ao álcool, pode causar alteração dos níveis de glicose - tanto para mais quanto para menos, dependendo da frequência e da quantidade consumida -, pois o controle da glicemia pelo fígado pode ficar prejudicado.
"O fígado é sobrecarregado e o mecanismo de regulação da glicemia fica prejudicado. O fígado deixa de liberar glicose dos seus estoques (glicogenólise) para o sangue, ou, quando em jejum, deixa de produzir glicose através do mecanismo da gliconeogênese".
De acordo com a Associação Americana de Diabetes (ADA) e recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) a quantidade recomendada é não ultrapassar uma dose por dia para mulheres e duas doses por dia para homens, sendo uma dose definida como 360ml de cerveja, uma taça de 150ml de vinho ou 45 ml de bebida destilada.
Além do controle com a bebida, o recomendado é que o diabético cumpra uma dieta adequada e tenha os níveis de açúcar controlados. "Pois a glicemia aumentada pode causar consequências a curto e longo prazo, levando ao risco de complicações micro e macrovasculares e aumento do risco cardiovascular", diz a endocrinologista.
Entre as dicas da médica, estão evitar beber em jejum, sempre consumir a bebida alcoólica com uma refeição; evitar consumir bebidas alcoólicas caso esteja em hipoglicemia; não ultrapassar a dose recomendada para diabéticos. "Beba devagar, tome bastante água enquanto ingerir o álcool", indica.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta