Agachamento: o peso do próprio corpo é suficiente para sentir os resultados. Crédito: Shutterstock
O agachamento é um dos exercícios mais completos da musculação. Além de trabalhar todos os grandes músculos da parte inferior do corpo, ele também ajuda a desenvolver habilidades motoras, tornando um excelente exercício para o desenvolvimento dos membros inferiores. Quadríceps, glúteo, panturrilha, quadril, lombar e abdômen são beneficiados.
O movimento, onde o único equipamento necessário é o peso corporal, estimula a flexibilidade e o equilíbrio. "O treinamento desenvolve vários aspectos da consciência corporal. Desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e o da força, do equilíbrio, da resistência, da coordenação, da flexibilidade e da velocidade", explica o educador físico Franklin de Aguiar Soares.
Além de simples, um dos principais diferenciais é que o exercício pode ser feito em qualquer espaço físico, desde um ambiente em casa até em parques, por exemplo. O peso do próprio corpo é suficiente para sentir os resultados. "Tanto para iniciantes como para as pessoas mais avançadas, existem variáveis no treinamento, que podem deixar o treino bem exaustivo, usando somente o peso do corpo. Um exemplo é o agachamento livre, quando você pode aumentar o tempo de tensão do músculo executando de forma controlada (lenta) ou aumentar o número de repetições e séries, tudo dependendo do objetivo", conta Franklin de Aguiar Soares.
COMO FAZER O AGACHAMENTO DO JEITO CERTO?
Para não ocorrer problemas, é preciso atenção no posicionamento da coluna vertebral, dos joelhos em valgo dinâmico (em formato X) e o excesso de carga. "Apesar de ser um movimento básico, devemos prestar bastante atenção nesses pontos, principalmente os indivíduos não treinados", diz o professor. Entre os erros mais comuns que as pessoas cometem, estão olhar para baixo durante a execução, prender por muito tempo a respiração, colocar os joelhos apontando para dentro e a retroversão pélvica acentuada (quando o bumbum fica voltado mais para dentro).
Para o professor Bruno Grein, da academia UPX Sports, além do fortalecimento muscular, o agachamento traz outros benefícios. “Esse exercício estimula alguns hormônios, fortalece o corpo todo e contribui para melhorar a postura, a flexibilidade e o equilíbrio”, comenta.
5 MOTIVOS PARA INCLUIR O EXERCÍCIO NA ROTINA
- Fortalecimento muscular: esse exercício envolve vários grupos musculares, incluindo os quadríceps, glúteos, músculos da parte inferior das costas e músculos abdominais. “Ao realizar agachamentos regularmente, esses músculos serão fortalecidos, melhorando a força, a resistência e o equilíbrio geral do organismo”, aponta Bruno Grein.
- Melhora da postura: ao realizar agachamentos corretamente, a postura é automaticamente melhorada. “O exercício ajuda a fortalecer os músculos das costas e a corrigir a postura, prevenindo dores nas costas e outros problemas lombares”, explica Bruno Grein.
- Aumento da flexibilidade: a flexibilidade do corpo é mais um benefício desse exercício, especialmente nos músculos das coxas e panturrilhas. “Como resultado do agachamento, é possível melhorar a amplitude de movimentos e, consequentemente, diminuir o risco de lesões durante outras atividades físicas", diz o educador físico.
- Emagrecimento: o agachamento é um exercício que estimula e envolve grupos musculares do corpo inteiro, contribuindo com a queima de calorias e o aumento da taxa metabólica basal. “Isso pode ser especialmente benéfico para quem está tentando perder alguns quilos ou manter um peso saudável”, detalha o professor.
- Melhora da saúde cardiovascular: o agachamento pode melhorar a saúde cardiovascular. “Alguns estudos mostram que essa atividade reduz a pressão arterial e ativa a circulação sanguínea,” descreve Bruno Grein.
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível