Administrador / [email protected]
Publicado em 24 de outubro de 2023 às 08:00
A primavera chegou para deixar os dias mais coloridos com o desabrochar das flores. Porém, para muitos de nós, a estação traz também muitas alergias – comuns por causa do aumento de pólen no ar, que aumentaem quase 10 vezes mais do que em outras estações. Isso porque o pólen de flores e gramíneas, que é carregado pelo vento pode causar irritação nas mucosas nasais e na garganta e causar crises de asma e rinite. Além disso, também geram irritações nos olhos, que podem desencadear conjuntivite.
É importante destacar que esse ano temos um adicional causado por um fenômeno climático, o El Niño — caracterizado pelo aquecimento anormal das águas, aumento da umidade e temperaturas mais elevadas — que também auxilia na criação de um ambiente propício para doenças.
“Durante esse período, os hospitais e clínicas costumam receber um maior contingente de pacientes com relato desses sintomas, além de alergias e coceiras em algumas regiões do corpo. É muito importante fazer a lavagem de mãos de forma constante, evitar a exposição a alérgenos como poeira, pelos e outros produtos que possam gerar um gatilho para o aparecimento dos sintomas”, explica Karina Santos, médica de família da Sami.
A seguir, a médica elenca 6 dicas para prevenir os sintomas das alergias típicas da estação e manter a qualidade de vida. Confira:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta