Administrador / [email protected]
Publicado em 8 de março de 2023 às 17:59
A quinoa ganhou popularidade como um alimento saudável. Ela é uma semente que contribui para o bom funcionamento do corpo. e muito indicada para praticantes de atividades físicas, pois é rica em proteínas, o que auxilia no fortalecimento muscular. Com inúmeros benefícios, ela é considerada um superalimento.
"A quinoa é uma semente classificada como um pseudocereal por conta de seu alto conteúdo de amido e por sua qualidade proteica. Contém elevados teores de aminoácidos essenciais, especialmente a lisina e metionina. É fonte de fibras, vitaminas A, B6, B1, E e C. Suas propriedades nutricionais tornam um alimento muito versátil com diversas formas de aplicação para prevenir e tratar doenças", explica a nutricionista Caroline Ribeiro.
Segundo a nutricionista, é recomendado que o seu consumo passe a fazer parte dos hábitos da população devido a todos os seus benefícios à saúde. "É rica em minerais, apresentando níveis mais elevados de potássio, cálcio, magnésio, fósforo, selênio e zinco do que o arroz e o trigo. Pode ser usada no combate à anemia ferropriva pelo seu elevado conteúdo de ferro, no tratamento da osteoporose pela presença de cálcio e na prevenção de doenças cardiovasculares por conter ômega 3 e 6. Claro que, para termos todos esses benefícios, precisamos ter uma alimentação equilibrada junto ao consumo desse alimento", diz Caroline Ribeiro.
A médica nutróloga Marcella Garcez conta que a quinoa é rica em fibras que melhoram a digestão e regulam o funcionamento do intestino. Além disso, as fibras agem como um prebiótico, que melhora o equilíbrio da microbiota e protege contra o desenvolvimento doenças inflamatórias intestinais. "A quinoa pode ajudar na saúde intestinal, mas é importante lembrar que o consumo de fibras deve ser acompanhado de uma boa ingestão diária de água para garantir os benefícios no trato digestivo".
O alimento não contém glúten, portanto pode ser uma opção para pessoas portadoras de sensibilidade ao glúten e doença celíaca. "O grão também pode ser benéfico para quem tem diabetes, pois possui índice glicêmico 53, considerado baixo para a classe alimentar. Por estimular a mastigação, aumenta a sensação de saciedade e reduz a velocidade de esvaziamento gástrico, funcionalidades que ajudam quem precisa perder peso", conta Marcella Garcez.
A nutricionista Caroline Ribeiro diz que a quinoa pode ser encontrada em grão, em farinha e em flocos, o que deixe o seu uso ainda mais versátil. "Pode entrar em substituição ao arroz, no lugar do trigo em quibes e tabules, em receitas de hambúrguer vegetariano, a versão em flocos e farinha pode ser adicionada nas frutas ou entrar como substitutos no preparo de pães, bolos, tortas melhorando o teor de proteínas. Além disso, o grão cozido, pode ser usado como complemento para as saladas deixando as refeições altamente nutritivas", finaliza.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta