O orgasmo é a resposta de estímulos prazerosos . Crédito: Shutterstock
Hoje é Dia do Orgasmo! A data foi criada por um grupo de sex shops na Inglaterra, em 1999. E vem fomentando muitas informações envolta da sexualidade, o que é ótimo para todos nós, já que sexo saudável além de ser prazeroso é qualidade de vida segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para comemorar esse momento, convidei alguns colegas de profissão e especialistas em sexualidade para nos contar os segredos do tão desejado ápice do prazer.
O orgasmo é a resposta fisio/psicológica de estímulos prazerosos denominado por muitos como ápice do prazer. É uma das fases do nosso ciclo de resposta sexual e é nesse momento que sentimos a endorfina e a dopamina, chegando com o relaxamento corporal, formando um êxtase. Algumas pessoas têm dificuldades em entrar nessa fase e isso pode acarretar outras disfunções sexuais e até mesmo sentimentos de inadequação e frustrações sexuais. Em dez anos de estudos na área da sexualidade, cheguei a conclusão que a chave do sucesso orgástico é o autoconhecimento, tanto corporal e o psicológico.
"O segredo do orgasmo é ter uma boa troca de energia, conexão emocional e física intensa com a sua parceria", diz o urologista e sexólogo Camilo Milanez. Popularmente chamamos de química essa tríade, que nos faz pensar em cada parte e onde temos que trabalhar mais em nós para alcançar o prazer.
Evandro Palma, psicólogo e terapeuta tântrico, diz: “o segredo do orgasmo está na afirmação das convicções que cada um tem em sua vida. Isso fornece a energia suficiente para o descobrimento dos recursos do seu corpo, sem restrições”. Evandro nos traz a reflexão sobre quais afirmações temos (vamos pensar na nossa bagagem pregressa de vida e o que aprendemos da sexualidade) e como utilizá-las para o prazer.
Já a fisioterapeuta pélvica e terapeuta sexual Andrea Dell’Aquila nos adverte que: "o maior segredo é que não há segredos para o orgasmo. É tirar ele desse lugar de dificuldade e abrir espaço para as experimentações, onde cada um descobre o seu caminho”.
E essa é uma questão bem frequente no consultório, as pessoas começam uma perseguição orgástica abrindo espaço para ansiedades e estresse e esquecem de todo o momento prazeroso. Aproveite a data e comemore!
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível