Dieta anti-inflamatória: 5 alimentos que melhoram o bem-estar

É um tipo de alimentação que combate e previne processos inflamatórios no organismo, o que pode impedir o surgimento de vários tipos de doenças

Vitória
Publicado em 15/06/2022 às 12h57
Uva

As uvas auxiliam na função cerebral, antienvelhecimento e longevidade geral. Crédito: Shutterstock

Você já ouviu falar em dieta anti-inflamatória? É uma estratégia alimentar com foco no consumo de bons alimentos para o combate natural dos processos inflamatórios. E o consumo desses alimentos pode, inclusive, melhorar o bem-estar. A nutricionista Andrezza Marques explica que a dieta anti-inflamatória é um tipo de alimentação que combate e previne processos inflamatórios no organismo, o que pode impedir o surgimento de vários tipos de doenças. 

"Essa dieta melhora o funcionamento do organismo como um todo, colabora para a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e o aumento do HDL (colesterol bom), melhora os níveis de glicose, reduz o risco de doenças cardiovasculares, da obesidade, do diabetes, da depressão e até do câncer", conta. 

Abacate, uva, brócolis e tomate devem fazer parte do cardápio no dia a dia. A recomendação é fazer das frutas e legumes alimentos básicos da dieta. Também comer feijão, nozes e grãos integrais diariamente. "Use temperos in natura como ervas e especiarias em vez de sal e temperos prontos. Utilize óleo de oliva para cozinhar em vez de manteiga. Priorize proteínas magras como o peixe e o frango", diz a nutricionista.

"A dieta segue o estilo mediterrâneo, com foco em gorduras saudáveis. Nela inclui-se peixes com ômega 3, tais como o salmão, atum, arenque, sardinha e cavalinha; Oleaginosas como as castanhas, nozes e amêndoas; Óleos como o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco; abacate e azeitona"

"A dieta segue o estilo mediterrâneo, com foco em gorduras saudáveis. Nela inclui-se peixes com ômega 3, tais como o salmão, atum, arenque, sardinha e cavalinha; Oleaginosas como as castanhas, nozes e amêndoas; Óleos como o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco; abacate e azeitona"

Andrezza Marques

A nutricionista conta que qualquer pessoa pode fazer a dieta, já que ela fornece um equilíbrio saudável de proteínas, carboidratos e gorduras em cada refeição, além de atender as necessidades de vitaminas, minerais, fibras e água. Confira cinco alimentos para inserir no seu dia a dia. 

  1. A Gazeta - yjs5nkis
    01

    Abacate

    É uma fruta com excelente teor nutricional, rica em minerais como potássio e magnésio, além de conter fibras, gorduras saudáveis e propriedades antioxidantes como os carotenoides e tocoferóis reduzindo assim o risco de degradação celular e doenças como o câncer.

  2. A Gazeta - 5s5z8ttb
    02

    Brócolis

    É fonte de sulforafano, um antioxidante que combate as citocinas inflamatórias produzidas pelas células do sistema imunológico e reduz os níveis de NF-kB responsável pela morte celular.

  3. A Gazeta - dhd8cfot7
    03

    Azeite de oliva extra virgem

    Previne doenças crônicas e também inflamações por conter grandes quantidades de antioxidantes e atuar principalmente na diminuição dos níveis de LDL, o colesterol ruim.

  4. A Gazeta - b91j0oflm
    04

    Uva

    Contém vários antioxidantes que atuam na prevenção de doenças crônicas, inflamações e também auxiliam na função cerebral (incluindo memória), antienvelhecimento e longevidade geral.

  5. A Gazeta - eex23lg1ouc
    05

    Salmão

    O principal nutriente é o ômega 3, um tipo de gordura considerada essencial para o organismo e também conhecida por seu poder anti-inflamatório.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Alimentação
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível