Escuta ativa é quando um indivíduo mantém um diálogo com o outro, prestando total atenção e se interessando pelo assunto. Crédito: Shutterstock
Nem sempre precisamos falar. Muitas vezes o outro precisa falar e se tivermos o privilégio de sermos escolhidos para ouvir um desabafo, devemos nos sentir merecedores e felizes por tal escolha. Sem julgamentos, conselhos ou soluções “mágicas”.
Simplesmente deixar o celular de lado, no silencioso, ouvir atentamente e dizer: eu te vejo, a sua dor é legítima. E por fim fazer uma pergunta do tipo: como posso te ajudar? Que conselho você daria se alguém lhe contasse essa história?
Quando sentir que alguém próximo não está bem aproxime-se e diga: hoje eu só queria ouvir "eu te procurei pra saber se você está bem".
Essa é a escuta ativa. Um termo utilizado na comunicação para se referir ao ato de ouvir com atenção e interesse. Em outras palavras, escuta ativa é quando um indivíduo mantém um diálogo com o outro, prestando total atenção e se interessando pelo assunto.
Já dizia Paulo Coelho: “quem não sabe ouvir não escuta os conselhos que a vida nos dá”. Pense nisso.
Até a próxima!
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível