Administrador / [email protected]
Publicado em 2 de dezembro de 2021 às 16:59
Iniciada em 2018 na Inglaterra, a campanha Think Aorta chegou ao Brasil neste ano e já movimenta ações no Espírito Santo. Até o dia 22 de dezembro, pacientes poderão fazer de forma gratuita o exame para rastrear o aneurisma da aorta abdominal. O público-alvo da campanha são homens com mais de 65 anos, fumantes ou ex-fumantes.
O aneurisma da aorta abdominal é definido como uma dilatação maior que 3cm da aorta (maior artéria do corpo) e é considerado um problema de saúde pública. O desenvolvimento da doença é silencioso, podendo ter como primeiro sintoma a própria ruptura, o que tem uma taxa de mortalidade alta (80%).
Segundo o hospital Sírio-Libanês, estima-se que 2% a 5% da população do sexo masculino com mais de 60 anos de idade tenham dessa dilatação, embora a maioria a desconheça. Um estudo feito no Espírito Santo - envolvendo a Emescam, a Ufes e a Escola de Medicina de Itaperuna - concluiu que 2,5% da população da Grande Vitória e 2,0% da população de Guarapari são portadores da doença. Essa prevalência aumenta para 4,8% quando avaliados somente homens.
Os fatores considerados de risco para o desenvolvimento do AAA são: idade avançada; sexo masculino; histórico familiar, hipertensão arterial e, particularmente, o tabagismo.
Os interessados podem marcar o exame no laboratório Angiolab pelo telefone (27) 99944-2534, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O procedimento é realizado nas unidades de Vitória, Vila Velha e Vitória Apart Hospital, na Serra. Para marcar o procedimento, é necessário apenas mostrar um documento oficial.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta