Administrador / [email protected]
Publicado em 5 de julho de 2023 às 09:13
O whey protein é um suplemento nutricional produzido a partir do soro do leite. É considerada uma das proteínas de maior valor biológico, devido a sua rápida digestibilidade, por possuir um alto teor de aminoácidos tanto essenciais quanto os ramificados. O suplemento alimentar pode ajudar no aumento da força e ganho muscular, mas não deve substituir refeições.
O whey protein é a proteína do soro de leite extraída durante o processo de fabricação do queijo. É considerada uma das proteínas de maior valor biológico, devido a sua rápida digestibilidade, por possuir um alto teor de aminoácidos tanto essenciais quanto os ramificados, BCAAs.
A nutricionista Catiene Chieppe explica que geralmente essa proteína é recomendada para completar as necessidades diárias de proteínas do organismo, essenciais para a saúde. "Seu uso mais popular é para a recuperação e ganho de massa muscular, mas também pode ter efeito sob a imunidade, pois suas duas principais proteínas (alfa-lactoalbumina e beta-lactoalbumina) aumentam a imunidade, aumentando a atuação das células de defesa do organismo. É um grande aliado nas dietas por estimular a produção de hormônios relacionados à digestão e saciedade (CCK e GLP-1) e ainda inibe a liberação de grelina, conhecida como hormônio da fome".
O suplemento também atua positivamente em casos de sarcopenia, já que o consumo de proteínas de alta qualidade, aliado à prática de exercícios físicos, ajuda a prevenir e a reverter o problema com o aumento da massa e da força muscular em idosos. "Pode ser utilizado em pós-operatório pois as cirurgias demandam um esforço extra do organismo para a sua recuperação e cicatrização. Por ser uma proteína rica em aminoácidos que estimulam o anabolismo, seu uso é indicado para a recuperação no período de pós-operatório e de queimaduras, entre outros benefícios".
O suplemento pode ajudar a ganhar massa muscular. Durante os exercícios físicos, nossos músculos são estimulados e sofrem lesões microscópicas em suas fibras. Durante o descanso, o corpo começa a etapa de recuperação: além de reparar as fibras perdidas ou danificadas, ele produz mais células, aumentando o tamanho do músculo. Contudo, para isso acontecer adequadamente, o organismo precisa de um determinado 'combustível'. "Neste momento entra a função da proteína para o ganho de massa muscular. Ela contém aminoácidos essenciais, isto é, compostos que o corpo não produz naturalmente, que vão ajudar a formar novas células musculares. Essa proteína pode vir de diversas fontes como as carnes, os ovos, os queijos e também via o whey protein", explica a nutricionista.
O suplemento é prático e versátil, podendo compor diversas refeições. Pode ser incluído em vitaminas de frutas, em bolos integrais e panquecas, por exemplo.
A nutricionista conta que cada organismo responde de uma forma, por isso pessoas com intolerância ou sensibilidade a proteína do soro do leite ou a lactose, devem evitar o whey protein e consumir uma proteína em pó de origem vegetal. "Mas de forma geral, o uso do suplemento não provoca efeitos colaterais".
O melhor horário de consumo vai depender de cada rotina e indivíduo, com a orientação de um profissional nutricionista. A recomendação de consumo do suplemento é baseada em alguns objetivos. Por exemplo, para estratégias de emagrecimento, o whey protein atua no aumento da saciedade e modulação da glicemia. "Dessa forma, ele favorece a perda de peso. Nesses casos, o suplemento pode ser utilizado pela manhã quebrando um jejum, lanches intermediários ou acompanhado de frutas", diz Catiene Chieppe.
Uma das estratégias mais utilizadas para quem tem o objetivo de ganhar massa muscular é consumir no pós-treino. "Período chamado de 'janela de oportunidades', potencializa a síntese de proteína. Se este for o objetivo, outra opção é usar fracionado em diversos momentos. Desse modo, haverá um estímulo dos aminoácidos ao longo do dia. Também é possível tomar na ceia, antes de dormir. Assim, é preservado o estado anabólico durante o descanso, favorecendo a síntese proteica", finaliza a nutricionista.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta