Carnes processadas estão entre os piores alimentos para quem quer ganhar músculos. Crédito: Shutterstock
A alimentação correta é fundamental para o ganho de massa muscular, que é o aumento no tamanho dos músculos. E algumas mudanças no dia a dia são necessárias para alcançar esse objetivo. Por isso, é preciso atenção no que se coloca no prato. "Para otimizar o crescimento de massa muscular, é importante que a ingestão energética da dieta seja suficiente, bem como a quantidade de proteínas e carboidratos consumidos ao longo do dia", explica a nutricionista Catiene Chieppe.
A profissional conta que a proteína tem um papel fundamental neste processo, já que auxilia na reparação e no remodelamento dos músculos e dos tecidos danificados no pós exercício. "Dessa forma, contribui para o crescimento dos grupos musculares trabalhados e, por isso, a reposição dessa substância é tão importante para pessoas que fazem musculação", diz Catiene.
A quantidade de refeições feitas durante o dia varia de acordo com o perfil de cada pessoa. Mas para quem tem o objetivo de ganhar massa muscular, é importante se alimentar de forma saudável, com refeições completas a longo do dia, contendo carboidratos, proteínas e gorduras de qualidade. "Alimentos que não são saudáveis, em geral, devem ser evitados sempre. Industrializados, gordurosos, frituras, refrigerantes e salgadinhos fazem parte dessa lista", reforça Catiene Chieppe.
ÁLCOOL E FRITURAS
Nem todos os alimentos são benéficos para o ganho de massa magra. O consumo de bebida alcóolica é prejudicial nesse processo. "As bebidas alcoólicas interferem na absorção de vitaminas e minerais, desidratam e atrapalham a síntese proteica. Além disso, diminuem os níveis de testosterona no organismo. Por isso, podemos dizer que o consumo de bebidas alcoólicas exerce um efeito negativo para a hipertrofia e os processos relacionados à manutenção e ao crescimento muscular são prejudicados", explica a nutricionista.
"Já os alimentos fritos e ricos em gordura contribuem com o ganho de peso. Isso acontece porque o alimento preparado no óleo passa a estimular o acúmulo de gordura abdominal"
Catiene Chieppe
Alimentos açucarados, como bolos, sorvetes e rosquinhas, têm muitas calorias, mas poucos nutrientes. Este tipo de alimentação deve ser evitada. "Deve-se priorizar comida de verdade, frutas, legumes, verduras, ovos e carnes magras", lembra Catiene Chieppe. A nutricionista listou 5 alimentos que atrapalham o ganho de massa muscular. Confira!
5 ALIMENTOS QUE ATRAPALHAM O GANHO DE MASSA MUSCULAR
Os refrigerantes contém conservantes, açúcar e sódio que atrapalham a hipertrofia. Crédito: Shutterstock
- Frituras: contribuem com o ganho de peso. Isso acontece porque o alimento preparado no óleo passa a estimular o acúmulo de gordura abdominal.
- Bebida alcoólica: o álcool afeta negativamente a síntese de proteína, reduz os níveis de testosterona livre no organismo, causa desidratação e também a perda de algumas vitaminas e minerais que seriam importantes para o anabolismo muscular.
- Refrigerante: a presença de conservantes, açúcar e sódio em sua composição pode atrapalhar a hipertrofia e provocar o acúmulo de gordura.
- Carnes processadas: presunto, mortadela e salsicha fazem parte da lista de piores alimentos para quem quer ganhar músculos e sua abundância em sódio é a maior culpada por isso. A presença de conservantes e gorduras ruins também é prejudicial.
- Alimentos ricos em açúcar adicionado: doces e alimentos industrializados que contam com açúcar artificialmente adicionado são alguns alimentos que devem ser evitados. Além de promover o acúmulo de gordura e consequente ganho de peso, os alimentos ricos em açúcar não beneficiam o ganho de massa.
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível