Administrador / [email protected]
Publicado em 13 de abril de 2022 às 09:00
A Páscoa está chegando e se você é do time que não vê a hora de ganhar e comer chocolate, fique tranquila! O chocolate (na verdade, o cacau que tem nele) faz bem para a saúde, deve e pode ser consumido. Mas é preciso aprender a escolher o chocolate e comer na quantidade certa!
A nutricionista Amanda Regina, do Personare, explica tudo para você ficar em paz e feliz com seu chocolate nesta Páscoa.
Não deveria. Em primeiro lugar, você deve saber do que é feito o chocolate. Os principais ingredientes do chocolate são: cacau, manteiga do cacau (fonte de gordura), açúcar ou similar (adoçantes, açúcares diferentes) e leite (leite em pó ou leite condensado). Fuja de chocolates que tenham aditivos e corantes em sua composição!
Em segundo lugar, para distinguir um chocolate de boa qualidade de um ruim, é preciso ler o rótulo do chocolate. E o rótulo sempre começa do maior ingrediente ao menor. Ali, você vai saber mais sobre o produto e, principalmente, sobre a medida indicada para o consumo.
O ingrediente do chocolate com mais benefícios para a saúde é o cacau (veja aqui 5 benefícios do cacau já comprovados pela ciência). Portanto, quanto maior o teor de cacau num chocolate, melhor.
O cacau estimula a liberação de endorfina, contribuindo para a produção de serotonina, que é o hormônio do bem-estar, ajudando a relaxar, diminuir o estresse e também a amenizar os sintomas da TPM.
Também tem ação preventiva na saúde cardiovascular, por conta do alto índice de antioxidantes, combatendo o colesterol e reduzindo a pressão arterial.
Portanto, dê preferência aos chocolates com alto teor de cacau, como o amargo ou o meio amargo, ou que contenha ao menos 60% de cacau em sua composição.
É você quem decide! Para isso, é importante conhecer os tipos de chocolate e saber as diferenças entre eles. Olha aí:
No geral, a porção de chocolate indicada é de até 30 gramas ao dia por pessoa, para serem aproveitados os benefícios do cacau — considerando, claro, aqueles que têm boa dose de cacau em sua composição.
Atenção: mesmo os chocolates com alto teor de cacau, se consumidos em excesso, podem trazer prejuízos à saúde.
Portanto, coma chocolate, sim! Mas coma de forma moderada e aprecie o chocolate! Deixe-o derreter na boca! Aqui, você encontra uma meditação para fazer comendo chocolate.
Dica final: não coloque o chocolate na geladeira — isso separa a gordura do restante do alimento, alterando o sabor e a cremosidade.
No mais, aproveite o seu chocolate e seja feliz!
Personare: A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e [email protected]
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta