Administrador / [email protected]
Publicado em 30 de junho de 2023 às 08:51
O sangramento na gengiva geralmente é um sinal de doença da gengiva, também conhecida como gengivite. A cirurgiã-dentista Márcia Gabriella Mule explica que a gengivite é uma inflamação da gengiva, que segundo a Organização Mundial da Saúde atinge 90% da população. "É causada principalmente pela presença de placa bacteriana nos dentes e na linha da gengiva. Quando a placa bacteriana não é removida por meio da escovação e do uso de fio dental diariamente, as bactérias presentes na placa podem liberar toxinas que irritam e inflamam a gengiva".
O sangramento ocorre como resposta a esse processo inflamatório. E a principal causa do sangramento na gengiva é a falta de higienização correta que causa acúmulo de restos de alimentos que leva à proliferação bacteriana formando placas e tártaro. "Outros fatores também como uso de alguns medicamentos, a saliva, posicionamento dos dentes na arcada e fatores genéticos", diz Márcia Gabriella Mule.
Márcia Gabriella Mule conta que, caso o sangramento gengival não seja tratado, pode ocorrer perda óssea com perda do tecido gengival, podendo levar até a perda dos dentes. "É importante falar também que o sangramento gengival não deve ser ignorado, pois pode ser um sinal de doença periodontal mais avançada ou indicar a presença de outras condições de saúde. Se você está sentindo sangramento gengival persistente ou preocupante, é recomendável consultar um dentista para uma avaliação detalhada".
A cirurgiã-dentista Marlei Bonella conta que o sangramento ocorre porque a gengiva está inflamada. "Uma vez que a placa bacteriana contém bactérias que, por sua vez, liberam toxinas prejudiciais. Ela irrita a sua gengiva quando não removida, levando à inflamação. E quando você não faz tratamento, a gengiva inflamada pode formar bolsas periodontais".
Se a gengivite não for tratada, passa para a doença periodontal, que caracteriza-se por sangramento gengival mais severo, a gengiva da cor rósea passa para avermelhada, e ocorre dor, presença de secreção purulenta, mobilidade dos dentes, levando a perda dental.
Marlei Bonella diz que o paciente diabetes têm mais predisposição para doenças gengivais, assim como os pacientes em tratamento oncológicos. "Com a quimioterapia e/ou radioterapia, ocorre uma diminuição do sistema de defesa do paciente, deixando exposto a inflamações gengivais".
A alimentação pode interferir na saúde da sua gengiva. A falta de ferro pode provocar aftas, feridas nos cantos da boca ou até mesmo queimação bucal. "A falta de vitamina C pode causar sangramento gengival e dificuldades na cicatrização de feridas. Morango, cenoura e outros alimentos com alta concentração de vitamina C não apenas fortalecem seu sistema imunológico, como mantém seus dentes e sua gengiva saudáveis", diz Marlei Bonella.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta