Administrador / [email protected]
Publicado em 24 de outubro de 2022 às 08:00
O relacionamento abusivo é todo relacionamento que envolva abuso físico, psicológico, sexual, moral ou financeiro/patrimonial. Pode acontecer entre casais, relações familiares, no ambiente de trabalho e até entre amigos. Mas como identificar um relacionamento abusivo?
Não é tão simples quanto pode parecer, porque o relacionamento abusivo pode começar de forma muito sutil.
Aos poucos, o abusador vai minando a autonomia e a autoestima. Isolando a pessoa parceira da sua rede de apoio e dos seus amigos, afinal, uma pessoa sem rede de apoio tem muito mais dificuldade para sair dessa relação.
Tente observar os sinais:
No vídeo abaixo, aprofundo mais sobre como entender e identificar um relacionamento abusivo:
Você pode se perguntar como se sente quando está com aquela pessoa. Não existe um perfil padrão de abusador.
Existem perfis clássicos como um homem muito machista, mas também existem aquelas pessoas com personalidade muito doce e desconstruída, e que podem ser abusadoras.
Observe como você é tratada e respeitada. É a partir do diálogo, do comportamento que essa pessoa tem em relação a você e de como se sente com ela, que será possível responder à questão.
Pergunte a si mesma:
Além disso, reflita sobre o que você espera de um relacionamento amoroso. Sua felicidade depende disso? Leia mais sobre aqui.
O primeiro passo é escolher uma pessoa para falar sobre isso. Pode ser uma pessoa amiga, uma terapeuta, ou até mesmo um desconhecido que te passe segurança. No momento em que você falar sobre o assunto, poderá se escutar e começar a compreender melhor o que você está vivenciando e, então, criar coragem e apoio para sair dessa situação.
Outro passo é o empoderamento da vítima. Isso pode ser feito na terapia ou na rede de apoio, mas é importante lembrar que, enquanto sofre abuso, a pessoa vai se isolando dos amigos e da rede apoio, das atividades de prazer e de seus projetos de vida.
Quanto menos ela faz coisas que te geram prazer fora do relacionamento, mais poder o abusador tem sobre ela. A pessoa fica totalmente imersa na bolha desse relacionamento. Veja aqui como superar um trauma amoroso.
A terapia é muito importante para sair de um relacionamento abusivo e também ajudar a lidar com o medo posterior de construir uma nova relação.
Você pode trabalhar crenças (veja aqui) que podem ter sido desenvolvidas antes, durante e depois da relação. Por exemplo:
LIGUE 180 - A Central de Atendimento à Mulher presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes.
O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso.
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.
Luisa Restelli: Psicóloga, Psicoterapeuta Corporal e Consteladora Familiar Sistêmica. Realiza atendimentos individuais e de casal no RJ e online e ministra grupos terapêuticos e [email protected]
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta