Repórter do HZ / gusilva@redegazeta.com.br
Publicado em 29 de julho de 2022 às 15:06
A varíola dos macacos é uma zoonose viral, ou seja, é transmitida de animais para humanos. A doença é causada pelo vírus monkeypox (varíola dos macacos, em inglês), pertence à mesma família (poxvírus) e gênero (ortopoxvírus) da varíola humana - erradicada em 1980. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a varíola dos macacos já é uma emergência sanitária global.
O Ministério da Saúde confirmou hoje a primeira morte da doença no país, em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, um homem de 41 anos, natural de Uberlândia (MG), morreu em um hospital de Belo Horizonte ontem (28). Ainda segundo a secretaria, o paciente estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clínicas graves.
Apenas cinco pessoas morreram pela doença em todo o mundo durante o surto atual, de acordo com dados da OMS divulgados ontem.
Mediante ao aumento de casos da Monkeypox no Brasil, e sendo a região anogenital uma das mais atingidas com os sinais da doença, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), divulgaram nota que alerta à população, à classe médica e os demais agentes de saúde sobre como se proteger da doença.
Veja como se proteger:
As entidades também falaram sobre as medidas importantes que devem ser adotadas ao se diagnosticar lesões cutâneas, especialmente vesículas, pústulas e crostas na região anogenital, ainda mais quando antecedidas ou acompanhadas por febre, gânglios aumentados e dolorosos (“ínguas”) e lesões em outras partes do corpo. Veja as medidas:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta