Administrador / [email protected]
Publicado em 14 de agosto de 2023 às 08:00
A musculação é uma das atividades físicas que geram polêmica entre aqueles que praticam exercícios, porque ela faz parte do grupo de atividades que ou você ama ou odeia. Mas fato é: quando praticada regularmente, os benefícios são inegáveis e vão desde a estética até a saúde geral do corpo.
“Alguns médicos falam, inclusive, do crescimento ósseo, da manutenção e do ganho da massa magra e citam a importância da atividade física também no controle da ansiedade e obesidade, na melhora no sono e aspectos hormonais, entre outros”, diz o personal trainer Andrétt Costa.
Considerando isso, selecionamos os 10 principais benefícios da musculação para você se inspirar e começar a praticar. Veja!
A prática regular de musculação pode ajudar a prevenir lesões, uma vez que, ao fortalecer os músculos, a pessoa aumenta estabilidade, suporte das articulações, flexibilidade e coordenação motora, o que contribui para evitar acidentes.
“A construção de uma musculatura sólida reduz, significativamente, o risco de lesões durante a prática esportiva, permitindo que você desfrute de uma rotina ativa com mais segurança”, afirma Lucas Meireles, coordenador do Tonus Gym, do Grupo Smart Fit.
Considerada por especialistas uma das formas mais eficazes para ganhar massa muscular, a musculação, aliada a uma alimentação equilibrada e a um descanso adequado, torna o crescimento dos músculos propício, permitindo que eles se desenvolvam com mais volume e força. No entanto, para ganhar massa muscular, é importante adotar uma rotina de treinamento bem-estruturada.
A musculação é uma das atividades físicas que contribui para o bem-estar físico e mental do corpo, por isso é frequentemente recomendada para quem deseja ter mais disposição e reduzir o estresse. “Ao se exercitar, você libera endorfinas, hormônios relacionados ao prazer e ao estado de felicidade. Essa liberação hormonal pode ajudar a melhorar o humor, reduzir o estresse e aumentar a sensação geral de bem-estar”, explica Lucas Meireles.
É comum ouvir pessoas que praticam esse exercício relatarem que ficaram menos doentes após o início da atividade. Isso ocorre porque a musculação favorece a circulação sanguínea, o que facilita o transporte de células do sistema imunológico pelo corpo, prevenindo possíveis enfermidades.
“Os exercícios aumentam a circulação sanguínea, melhoram a oxigenação dos tecidos e estimulam a liberação de substâncias que fortalecem a resposta imunológica do organismo, tornando-o mais resistente a doenças e infecções típicas do inverno”, conta Lucas Meireles.
Uma das questões que têm tornado as pessoas cada vez mais adeptas à prática são as suas vantagens para o desempenho sexual, principalmente para os homens. Segundo estudos, o exercício regula a produção hormonal e melhora a circulação sanguínea, o que aumenta a sensibilidade e facilita a excitação.
“A atividade física vai promover melhorias no sistema cardiovascular, ou seja, o coração é um músculo e, quando você faz exercício de alta intensidade, que faz o coração bater mais forte, você aumenta a circulação sanguínea, que é fundamental para que o homem tenha um apetite sexual aumentado e uma boa ereção”, expõe o personal trainer Caio Signoretti.
Ao fazer musculação, a pessoa fortalece os músculos do core (músculos da região abdominal e lombar) e, assim, oferece mais estabilidade e suporte para a coluna. Isso, consequentemente, favorece a postura corporal, diminuindo as dores nas costas e corrigindo os desequilíbrios musculares.
Que exercitar o corpo e manter uma alimentação regular é um dos quesitos fundamentais para a saúde do organismo, todo mundo sabe, mas que a prática de atividades físicas, como a musculação, reduz a incidência de diabetes, pouco se fala. Apesar disso, estudos apontam que o exercício é um método eficaz para melhorar a sensibilidade à insulina, uma vez que ajuda o músculo a não criar resistência à substância, permitindo que o corpo utilize, de forma eficiente, a glicose.
A prática regular desse exercício ajuda a promover um sono mais profundo e reparador, pois a liberação de endorfinas durante a atividade promove a sensação de relaxamento do corpo, bem como reduz os níveis de estresse, ansiedade e melhora o ritmo circadiano (ritmo em que o organismo realiza as suas funções no dia).
“Os exercícios físicos promovem um efeito relaxante no corpo e na mente, reduzindo a tensão e proporcionando uma sensação de tranquilidade, que contribui para uma qualidade de sono aprimorada”, completa Lucas Meireles.
A musculação, assim como outras formas de exercícios físicos, pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão e melhorar o bem-estar mental do corpo, pois, além da liberação de endorfinas que favorecem a sensação de contentamento, a atividade também melhora a autoestima, contribuindo para a confiança em si mesmo.
O condicionamento físico trata-se da capacidade do corpo de realizar atividades com eficiência e, nesse sentido, a musculação apresenta-se como uma ótima aliada. Isso porque o exercício desenvolve a força, a resistência e a flexibilidade dos músculos e das articulações, permitindo que as pessoas realizem práticas rotineiras com mais facilidade.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta