• Luciana Almeida

    É jornalista e tem um olhar atento sobre comportamento, arte, relacionamentos e lifestyle. Compartilha as suas ideias sempre com a intenção de criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento das pessoas

Veja 5 passos para ter menos emoções negativas

Publicado em 11/02/2023 às 08h00
Mulher triste

Entre os sentimentos negativos mais comuns estão a raiva, a tristeza, o ódio e o ciúme. Crédito: Shutterstock

As emoções e sentimentos negativos fazem com que você se sinta triste durante determinado tempo, e podem até ocasionar problemas mais sérios. Não deixe que isso atrapalhe a sua jornada pessoal e profissional.

Quem costuma passar por isso pode ficar ansioso com frequência, ter baixa autoestima e confiança, além de perder a satisfação com a vida. E isso, com o tempo, pode abrir uma porta para a depressão. Cuidado.

Entre os sentimentos negativos mais comuns estão a raiva, a tristeza, o ódio e o ciúme. Embora esses sejam sentimentos normais e humanos, em determinados contextos eles podem trazer complicações de saúde mental e física.

Vou compartilhar contigo 5 passos que podem lhe ajudar neste desafio:

  1. Reconheça o que sente. É importante reconhecer a emoção negativa quando ela aparece.

  2. Identifique a causa. Após compreender a emoção que sente, tente pensar no que causou essa emoção, e não no sentimento em si.

  3. Use a lógica. O raciocínio exige distanciamento do fato que causou a emoção. Concentre-se apenas no que você pode controlar e deixe de lado aquilo que não está ao seu alcance.

  4. Responda de maneira saudável. Não importa o quão negativa é a emoção, lembre-se de que você tem o poder para responder de maneira saudável. Você refletiu a respeito e descobriu maneiras de melhorar o seu sentimento.

  5. Aprimore-se! Depois que você aprende a controlar as emoções negativas, você passa a ter mais controle do próprio bem-estar. Aproveite o momento presente, e não se sinta com medo da emoção negativa surgir.

Até a próxima!

Este vídeo pode te interessar

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Comportamento
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível